São Paulo, segunda-feira, 25 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA
Disco ressalta beleza, mas sufoca ironia

DA REPORTAGEM LOCAL

Se a nova geração "artistas reunidos" gera debate sobre se o parentesco abre a músicos portas que não se abririam a "meros mortais", Miúcha tem sido, ao longo de muitos anos, um contra-exemplo dessa meia verdade.
Ela e as também cantoras e produtivas Cristina Buarque e Ana de Hollanda têm padecido da maldição de serem irmãs menos conhecidas de Chico Buarque, com menos privilégios que tropeços por causa disso.
No caso de Miúcha, a proximidade com João, Tom, Vinicius e quem mais se quiser parece ter agravado os preconceitos, pois ela poucas vezes é vista como a cantora forte que é.
Um dado a mais deve estar presente. Chico Buarque sempre foi visto como melhor autor que cantor. Se tem irmãs e elas não são compositoras, o nó está feito.
Pois, voz pequena tipo Nara Leão a tiracolo, Miúcha tem no canto um de seus trunfos. É intimista, é irônica, é segura, como se pode bem ouvir nos sulcos digitais de "Miúcha.Compositores".
Tem, ainda por cima, esse vínculo ambíguo com a bossa, que não a desobriga das canções de Tom & companhia (embora evite, sempre, as mais óbvias e batidas), mas a libera para vôos maiores e menos respeitosos aos cânones e regras da bossa nova.
Dentro desse panorama, seu novo disco é um passeio amplo por canções que ainda não cansaram os ouvidos de ninguém, o que é tão raro hoje em dia. Temas como a debochada "Fox e Trote" (Guinga e Nei Lopes) a aproximam da contemporaneidade e enriquecem o mosaico.
Os pré-requisitos estão todos ali, mas este não é o grande disco de Miúcha. Não atinge as alturas do primeiro disco com Tom (de 77, relançado há pouco pela BMG) nem as do recente "Rosa Amarela".
É que uma das características marcantes de "Miúcha.Compositores" é a sisudez, vinda dos tratamentos de arranjos, talvez também da mão firme do produtor José Milton. Ela rende belos momentos, mas sufoca em parte outro dos traços de excelência de Miúcha, a ironia involuntária que se desprende de suas cordas vocais, a mesma que deve espantar gravadoras e atrair preconceitos curva do tempo adentro.
(PEDRO ALEXANDRE SANCHES)


Miúcha.Compositores
    Artista: Miúcha Lançamento: Biscoito Fino Quanto: R$ 25, em média




Texto Anterior: Música: Miúcha se distancia da bossa nova em novo álbum solo
Próximo Texto: 25ª Bienal de São Paulo: Nudez permitida
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.