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Exposição perde rumo após anos 20
da Redação
No catálogo de "Modos de
Olhar" o curador John Szarkowski
diz que, diante da vastidão do acervo, teve de optar entre fazer uma
seleção de obras dos mais representativos nomes da fotografia ou
uma mostra abrangente para descrever essa história de forma mais
ampla.
Ele optou pela segunda e acabou
sucumbido pela amplidão a que se
propôs. Com um excesso descabido de obscuros fotógrafos americanos, que formam a maior parte
da coleção, "Modos de Olhar" fica
no meio do caminho ao tentar
mostrar a evolução da linguagem
fotográfica.
Salvo as fotos mais antigas, a partir da metade deste século a coleção tem um rumo equivocado ao
priorizar a fotografia americana
em detrimento da européia, onde
de fato aconteceram os avanços
mais expressivos.
Embora possamos ver obras dos
principais nomes da fotografia
desde a sua criação, é de estranhar
a edição das imagens. Muitas vezes, como nos casos de Cartier-Bresson, André Kertész e Rodchenko, foram escolhidas obras de
menores, incapazes de traduzir a
importância dos mesmos no modo
de olhar o mundo.
A forma racional de apresentar
apenas uma foto de cada fotógrafo,
colocando em pé de igualdade fotógrafos notáveis com outros nem
tanto, faz com que o fio narrativo
se embarace todo a partir das fotografias da década de 20.
A fotografia latina foi praticamente banida da exposição, se resumindo a um retrato do mexicano Manuel Alvarez Bravo, de 1935.
Embora o acervo tenha trabalhos
de fotógrafos brasileiros, como Sebastião Salgado, Mario Cravo Neto, Maureen Bissiliat e Thomaz
Farkas, nenhum foi selecionado
para essa exposição.
Mas o maior problema da coleção ainda é a falta de sintonia com
as imagens produzidas nos últimos 20 anos, onde a coleção é pouco representativa. Melhor seria
não ter tido a pretensão de narrar a
história da fotografia, mas pontuá-la com obras mais significativas
dos vários períodos expostos.
Apesar dessas deficiências "Modos de Olhar" vale a visita sobretudo pela primeira parte da exposição, onde saltam aos olhos os belos
retratos e a conservação das obras.
(EC)
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