UOL


São Paulo, sexta-feira, 25 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

A Descoberta de um Anjo
Record, 14h.
 
(Undercover Angel). EUA, 98, 91 min. Direção: Bryan Michael Stoler. Com Yasmine Bleeth, Dean Winters. Escritor que toma conta da filha de uma ex-namorada descobre que o pai da garota é ninguém menos que ele.

É Pura Sorte
Globo, 15h40.
 
(Pure Luck). EUA, 91, 95 min. Direção: Nadia Tass. Com Martin Short, Danny Glover. Glover é o detetive sem sorte, contratado por milionário para localizar a filha, que desapareceu no México.

Feitiço das Gêmeas
SBT, 15h45.
 
(Double, Double, Toil and Trouble). EUA, 93, 93 min. Direção: Stuart Margolin. Com Mary-Kate Olsen, Ashley Olsen. Gêmeas furtam amuleto de sua tia-avó, na véspera do Dia das Bruxas. Não sabem que a tia é, de fato, uma bruxa.

Crocodilo
Record, 20h15.
 
(Crocodile). EUA, 2000, 93 min. Direção: Tobe Hooper. Com Mark MacLaughlin, Caiyhim Martin. Grupo de adolescentes em viagem brinca com um ninho de crocodilo, sem conhecer a ira milenar que estão despertando.

Premonição SBT, 22h30. 
(Final Destination). EUA, 2000, 95 min. Direção: James Wong. Com Devon Sawa, Ali Larter. Adolescente tem premonições de fatos terríveis, que se confirmam.

Caráter
Bandeirantes, 22h15.
 
(Karakter). Holanda, 97, 118 min. Direção: Mike van Diem. Com Jam Decleir, Fedja van Huêt. Homem acusado de matar o próprio pai relembra sua vida, em particular a infância. Aquela coisa soturna que se quer "arte", por um lado. E por outro a platitude de propósitos quase absoluta, que é talvez o que mais angustia o espectador.

Tiradentes
Cultura, 22h30.
 
Brasil, 99. Direção: Oswaldo Caldeira. Com Humberto Martins, Adriana Esteves. Tiradentes e os demais inconfidentes num filme que pretende mostrá-los humanizados, não como lendas.

Sexta-Feira, 13 - Parte 3
Bandeirantes,1h30.
 
(Friday the 13th, Part 3). EUA, 82, 94 min. Direção: Steve Miner. Com Dana Kimmell, Paul Krata. O habitual na série: estudantes que acampam são vitimados pelo terrível Jason. Sustos.

Intercine
Globo, 1h55.

Passa na sexta o mais votado entre "Desejo de Matar 4 - Operação Crackdown" (87, de J. Lee Thompson, com Charles Bronson, Kay Lenz) e "Acorrentados" (96, de Luca Bercovici, com Gary Busey, Victor Rivers).

Pequeno Dicionário Amoroso
Globo, 3h45.
  
Brasil, 96, 91 min. Direção: Sandra Werneck. Com Andrea Beltrão, Daniel Dantas. O amor de A a Z, num dos filmes brasileiros de maior sucesso nos últimos anos. Os dois atores estão muito bem (Beltrão em especial), e alguns momentos beneficiam-se de um humor inspirado. (IA)

Nelson Rodrigues e a unanimidade

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

São estranhos os filmes feitos a partir de Nelson Rodrigues em meados dos anos 60, como "A Falecida" (Canal Brasil, 11h30).
A história é a da suburbana (Fernanda Montenegro) que, para compensar as inúmeras dores que a vida lhe reserva, investe não propriamente na vida futura, mas no seu funeral -que quer grandioso.
Leon Hirszman faz um belo filme, diga-se, mas não um "Nelson Rodrigues", depurando o texto e as interpretações desse gosto pela hipérbole tão característico do escritor, e substituindo o trágico pelo drama psicológico. Naquele tempo, Nelson parecia envergonhar os cineastas cultos. Estava longe de se tornar a unanimidade que é hoje, e que não deixa de ser um estranho destino para quem fugia das unanimidades como o diabo da cruz.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Bag-Rio! Capitão Bolinha ataca de estilingue!
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.