UOL


São Paulo, sexta-feira, 25 de abril de 2003

Texto Anterior | Índice

LITERATURA

Autora ocupa cadeira nš 1 da ABL, deixada por Evandro Lins e Silva

Ana Maria Machado é eleita imortal

SABRINA PETRY
DA SUCURSAL DO RIO

A escritora carioca de livros infantis Ana Maria Machado, 61, foi eleita ontem para a cadeira número 1 da ABL (Academia Brasileira de Letras), deixada vaga pelo jurista Evandro Lins e Silva, morto em dezembro do ano passado.
A eleição foi bastante disputada e só se decidiu no segundo escrutínio -caso chegasse ao quarto escrutínio e nenhum dos candidatos atingisse o número mínimo de votos (19), ela seria anulada.
A escritora disputou a vaga com a antropóloga carioca Maria Beltrão, professora do Museu Nacional do Rio de Janeiro, e o jurista e professor da USP Fábio Konder Comparato, sobrinho de Lins e Silva.
Ana Maria Machado é vencedora dos prêmios Machado de Assis, concedido pela ABL, pelo conjunto de sua obra, e Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infanto-juvenil, por "Raul da Ferrugem Azul".
A autora dedicou sua vitória a duas mulheres, as escritoras Ruth Rocha, que foi a grande incentivadora de sua candidatura, segundo ela, e Rachel de Queiroz: "A primeira mulher a entrar na Academia e que, portanto, abriu caminho para mim", disse.


Texto Anterior: Carlos Heitor Cony: A emocionante história de um quase naufrágio
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.