São Paulo, domingo, 25 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONVERGÊNCIA DE MÍDIAS

Portal promete vídeos com agilidade

DO ENVIADO AO RIO

O portal Globo.com promete que mesmo vídeos de um capítulo inteiro de novelas só levarão cinco segundos para serem carregados nos computadores dos usuários.
"Isso não é "download", em que você tem que esperar o arquivo todo baixar na memória do computador. No "streaming" [tecnologia usada pelo portal], o vídeo leva apenas cinco segundos para começar a aparecer", diz Tatiana Roza, gerente de produto.
O portal também promete um dispositivo que permite ampliar a imagem do vídeo para toda a tela do computador. Nesse caso, perde-se muito da qualidade da imagem, que já é bem inferior à da TV mesmo no tamanho convencional oferecido no layout do site.
O conteúdo de televisão da Globo.com (chamado de Globo Media Center) terá uma ferramenta, o "Playlist", em que o internauta poderá montar a seqüência em que quer ver os vídeos. Poderá assistir a um capítulo inteiro, como ele foi ao ar, ou escolher apenas algumas cenas. Poderá também misturar isso com outros programas ou reportagens.
Se o usuário tiver que sair, a seqüência montada no "Playlist" continuará armazenada.
Outro recurso de interatividade (e de faturamento para as Organizações Globo) será a possibilidade de o internauta comprar roupas, móveis e utensílios das novelas. Haverá uma área do portal para o merchandising virtual, em que o usuário navega por cenários dos programas da Globo e, com alguns cliques, compra os produtos expostos que quiser.
Com o lançamento do conteúdo integral da Globo, a emissora quer montar comunidades na internet com afinidades comuns em torno de seus programas. Por meio de informações declaradas em questionários, internautas poderão procurar, por exemplo, telespectadores do "Mais Você". E trocar receitas. (DC)


Texto Anterior: Convergência de mídias: Globo abre a sua programação na internet
Próximo Texto: Record e SBT preparam lançamento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.