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PROTESTO
Criado há 11 anos por ONG canadense, evento mundial propõe ficar longe do aparelho de hoje ao dia 1º de maio
Campanha quer desligar TVs do planeta
FERNANDA MENA
DA REPORTAGEM LOCAL
Das 24 horas do dia, o brasileiro
passa, em média, cinco diante da
TV. São 76 dias por ano dedicados
ao cubo mágico. Um ano de sofá e
controle remoto a cada cinco.
O dado é do Ibope, de uma pesquisa realizada em 2004. E, como
é uma média, supõe-se que, se você não está hipnotizado todo esse
tempo diante da TV, outro alguém, em algum ponto do país,
tem excedido a média por você.
Mas o que essa gente faria se
desligasse a TV e tivesse essas cinco horas livres todos os dias? Foi
essa a idéia da ONG canadense
Adbusters (www.adbusters.org)
ao criar, há 11 anos, a campanha
"Turn Off TV Week" (algo como
"semana da TV desligada").
A campanha, divulgada pela internet, é mundial e propõe, neste
ano, que telespectadores encarem
um único desafio: manter sua TV
desligada de hoje a 1º de maio.
"A proposta é a limpeza do ambiente mental de cada um. A TV
promove uma cultura sedentária,
mas ela não é o foco do problema.
Ele está no conteúdo, que é um lixo manipulador. A TV é uma mídia que poderia ajudar no desenvolvimento da democracia e das
sociedades, mas só transforma tudo em produto", ataca o gerente
de campanhas Tim Walker.
Walker explica que há duas formas de participar da campanha.
A prática mais simples é manter a
TV desligada. Mas, segundo ele,
muita gente se junta e cria atividades durante a semana. "Em Nova
York, por exemplo, hoje haverá
um protesto de jovens que se vestirão de zumbis e ficarão em frente à maior loja de televisores da cidade. Em Washington, um grupo
comprou muitas TVs velhas e levantará fundos para a campanha
ao cobrar uma pequena quantia
para que as pessoas possam destruí-las a marretadas", conta.
Em seu site, a Adbusters dá uma
forcinha para quem fica perdido
depois de apertar o botão que
apaga o monitor da TV e lista 50
atividades que podem ser feitas
no tempo antes gasto com a telinha. "Andar de bicicleta, fazer
uma caminhada, empinar pipa,
jogar xadrez, cozinhar, promover
uma festa no seu quarteirão, ouvir
música, protestar, acampar, escrever um jornal" e por aí vai.
A campanha deste ano conta
com o apoio de um instrumento
de subversão: o TV-B-Gone (algo
como "TV já era"). Trata-se de
um controle remoto universal
criado por um grupo de San Francisco que atua em 45 diferentes
freqüências de aparelhos televisores, desligando-os. A engenhoca
cabe no bolso da calça e pode desligar a TV do restaurante, do aeroporto, da casa do vizinho ou da loja de departamentos. "Vendemos
mais de 2.500 só nos EUA", diz.
A organização estima que, em
2004, mais de 7 milhões de pessoas se envolveram na "semana
da TV desligada" e reconhece que
está na hora de disseminar sua
proposta na América Latina. "É
nossa próxima prioridade."
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