São Paulo, sexta-feira, 25 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Ana Ottoni/Folha Imagem


CONSCIÊNCIA LIMPA Fernando Jaeger, 45, designer de móveis, criou o Bar da Bienal no estilo do bem: usou a madeira Lyptus, ecologicamente correta, para fazer o balcão e escolheu tecidos de trabalhos comunitários para a salinha de estar, feitos pelas mulheres da Aldeia do Futuro, em São Paulo, e da Coopa Roca, do Rio; ele está acostumado a ser alternativamente elegante: já ganhou um prêmio do Ibama por criar com madeiras alternativas

Carga pesada

O plano de emergência do empresariado para enfrentar a crise energética, que vem sendo discutido reservadamente na Confederação Nacional da Indústria (CNI), será avaliado pela direção da entidade na próxima terça. Dois pontos da pauta têm estado na linha de frente. O principal deles: as metas de redução determinam um corte médio de 20% no consumo industrial de energia elétrica, tendo como base de comparação os mesmos níveis do trimestre de maio, junho e julho de 2000.

O problema é que a indústria trabalha hoje com um nível médio de produção 7% maior do que o daquele período. Isso significa, segundo técnicos da CNI, que o corte de energia por unidade terá de ser de pelo menos 25%. Para os especialistas, o governo deveria ter adotado uma matriz de redução que procurasse preservar mais a produção. Outra proposta é a autorização para que as empresas situadas no mesmo subsistema interligado formem consórcios. Assim, cumpririam, como grupos, a soma das cotas estabelecidas para cada um dos consorciados.

FUI
José Aníbal só ficará na Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia até a próxima semana. Na função de presidente nacional do PSDB, ele quer reassumir logo o seu mandato de deputado federal. Acha que, em época de crise energética, pode reforçar o time de FHC no Congresso. "O mandato me dá tribuna. Vou atuar mais no ataque do que na defesa", diz.

O sucessor de Aníbal na equipe de Geraldo Alckmin poderá sair do parlamento.

CARA OU COROA
Enquanto o PSDB abandonou José Roberto Arruda (com exceção de Arthur Virgílio), ACM sentia-se reconfortado com o apoio do PFL. Até o vice-presidente, Marco Maciel, ligou para "dar um abraço" nele na manhã de ontem. O ministro Roberto Brant passou na casa de ACM para abraçá-lo.

A convite de Jader Barbalho, Arruda tomou café na casa dele. Depois, visitou Aécio Neves para informá-lo que renunciaria.

Ironia à parte, Arruda fez, de próprio punho, o esboço do discurso de renúncia no gabinete de Jorge Bornhausen.

MIMO
Milton Nascimento, que era amigão do peito de Elis Regina e é padrinho de João Marcello Bôscoli, fez uma rara aparição na noite carioca: foi ao Canecão na quarta ver o show dos meninos da Trama, Pedro Mariano e Jairzinho.

PRESTAÇÃO
Chamava a atenção o nome de Pérsio Arida na listagem dos incluídos no Refis (Programa de Recuperação Fiscal) de São Paulo, publicada no Diário Oficial do Município de anteontem. Não que ele seja um grande devedor. A pedido da família, o economista entrou no Refis por causa do IPTU atrasado de uma garagem que seu pai deixou de herança. Coisa de R$ 5.000.

PUNK
Julien Temple, aquele que dirigiu "Absolute Beginners", virá para São Paulo. Vai apresentar seu documentário sobre os Sex Pistols, "O Lixo e a Fúria", no Espaço Unibanco, em junho.

BATE CORAÇÃO
A Sociedade Brasileira de Cardiologia e a Funcor - Fundação do Coração lançam hoje durante o 22º Congresso da Sociedade de Cardiologia de São Paulo a pesquisa "Excesso de Peso e Doença Cardiovascular". Os resultados do levantamento, que vai ouvir cerca de 5.000 médicos de todo o país, serão apresentados em novembro, no Congresso da AHA - Associação Americana do Coração.

NOITES DO NORTE
Eventos culturais e lançamentos de CD de músicos brasileiros acontecem esta semana para comemorar um ano do Favela Chic. O restaurante brasileiro é um dos mais badalados de Paris. Lota todas as noites.

CURTO-CIRCUITO

Tufi Duek acaba de contratar a DM9DDB para cuidar da conta da Triton. A agência começa a trabalhar no lançamento da próxima coleção de verão. O espetáculo francês "BP Zoom", com os atores Bernard Collins e Philippe Martz, será apresentado na próxima terça no Sesc Ipiranga. Seguem até o dia 30 de junho as inscrições brasileiras para o 12º Festival Internacional de Curtas. Será dia 13 de junho o encerramento do leilão de veículos do Supermotor.com.br. Quem assina a cenografia do show de Ana Carolina, que estréia na sexta no DirecTV Hall, é Beli Araújo. Será hoje, no França, a festa de casamento de Romildo Carvalho Cunha com Simone Zamora.

E-mail: bergamo@folhasp.com.br

SANDRA BRASIL (interina)
Com CRISTINA RAMALHO e LUCIANA COSTA





Texto Anterior: Música eletrônica: O Orbital está nu, mas mantém o charme
Próximo Texto: Vida Bandida - Voltaire de Souza: Cortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.