São Paulo, sexta-feira, 25 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba quem foi Leny Eversong

DA REPORTAGEM LOCAL

Hoje vítima do apagão da memória, Leny Eversong (1920-1984), que interpretou a controversa "Água do Céu" em 1956, esteve em atividade artística a partir dos 12 anos de idade e foi um dos vozeirões femininos do Brasil da década de 50, pré-bossa nova.
Nascida em Santos, Leny apreciava o repertório de foxes norte-americanos (inicialmente ficou conhecida como a "princesa do fox") e se notabilizou cantando em inglês.
Entre seus sucessos gringos, estiveram "Jezebel", "Summertime", "Fascination", "El Cumbanchero" e "Granada".
Passou a gravar também em português nos anos 50, cantando temas de Lupicinio Rodrigues, Capiba, Chocolate e Mário Lago, entre outros. Numa outra coincidência com as "Águas de Março" de Jobim, gravou, em 1957, uma música chamada "Águas de Saquarema", composta pelo humorista Juca Chaves.
No final daquela década, fez temporadas em teatros e cassinos de Las Vegas, Nova York e Paris. Cantou no México e em diversos países da América Latina e gravou nos Estados Unidos e na França.
Sua carreira entrou em declínio no final dos anos 60. Depois de participar de uma montagem da "Ópera dos Três Vinténs", de Bertolt Brecht, e de fazer um show no Canecão, no Rio de Janeiro, em 1970, ela se afastou da carreira.
Não existe em CD nenhum de seus títulos gravados pela Copacabana (hoje pertencente à EMI) e pela Continental. (LR e PAS)




Texto Anterior: Outras águas
Próximo Texto: Mordida de amor dói
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.