São Paulo, domingo, 25 de maio de 2008

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BIA ABRAMO

Dramaturgia estaciona, marketing avança


Aguinaldo Silva criou uma espécie de novela da novela por meio das intervenções no blog

A GUINALDO SILVA vem dizendo e repetindo, para quem quiser ouvir, que "Duas Caras" é uma novela não-convencional, que "atropela com extremo vigor todos os padrões estabelecidos para o gênero [...].
Wolf Maya me diz todos os dias que, depois de "Duas Caras", a telenovela nunca mais será a mesma" (bloglog.globo.com/aguinaldosilva; texto publicado em 28 de abril de 2008). Ele tem razão, mas não quanto à teledramaturgia.
Nesse terreno, tudo o que o autor aponta como "inovador" já foi explorado por outros autores, inclusive por ele mesmo. A grande inovação do gênero se deu lá pelos anos 70, quando as tintas de um certo realismo nacionalista se misturaram ao melodrama.
Foi no entorno da novela que Aguinaldo Silva criou um fato novo, uma espécie de novela da novela por meio das intervenções no seu blog. Não chega a constituir novidade que autores e emissoras usem um certo jornalismo de TV para promover programas que não vão bem, antecipar finais, criar expectativa sobre o desenrolar da trama. Mas desta vez, o próprio escritor assumiu essa tarefa.
Assim, a repercussão da novela, além de ser medida, pôde ser manipulada mais diretamente e com mais agilidade e eficiência do que seria pelos meios tradicionais. Os leitores-comentadores do blog serviram de espelho e termômetro para o autor, que soube aproveitar muito bem aquilo que mediu.
Jornalista que foi, Aguinaldo Silva tem faro para a notícia. Soube provocar e/ou aproveitar cada oportunidade de chamar a atenção para si mesmo e para a novela, além de defender-se das opiniões desfavoráveis à sua trama e espalhar as que são favoráveis.
Além disso, essa estratégia de comunicação contribuiu para que "Duas Caras" fosse uma novela politizada como há tempos não se via. Claramente identificado com um certo pensamento antiesquerda, Aguinaldo Silva usou tanto personagens e diálogos como o blog para veicular suas críticas difusas e acerbas. Surfou na polarização política, que tem na blogosfera uma de suas mais eloqüentes vitrines, e arrebanhou não apenas fãs da novela, mas seguidores de seu ideário. Não faz mal que esse ideário fosse confuso; era enfático, que é o que basta para que seguidores e detratores apareçam de todos os pontos da internet.
O vigor empregado por Aguinaldo Silva no marketing de "Duas Caras", embora traga a marca inequívoca do cabotinismo, provou-se mesmo muito eficiente. De fato, depois disso, a telenovela não será mais a mesma.

biabramo.tv@uol.com.br


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