São Paulo, segunda, 25 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAÚJO

LOUCOS, BIRUTAS E DEBILÓIDES
SBT, 13h05. (The Silence of the Hams). EUA, 1993, 81 min. Direção: Ezio Greggio. Com Ezio Greggio, Dom DeLuise, Billy Zane. Paródia de "O Silêncio dos Inocentes", o que o título original deixa claro. Aqui, há um prisioneiro biruta com pistas a fornecer sobre o paradeiro de um assassino louco. Melhor esquecer.

GARRAS DE ÁGUIA
Bandeirantes, 13h05.
(Talons of the Eagle). EUA, 1992, 95 min. Direção: Michael Kennedy. Com Billy Blanks, Jalal Merhi. Dupla de policiais de Nova York tem de se infiltrar em organização criminosa famosa por ter em seus quadros mestres em artes marciais. Enfim, essas coisas.

RIQUINHO
Globo, 15h30.
(Richie Rich). EUA, 1994, 89 min. Direção: Donald Petrie. Com Macaulay Culkin, Jonathan Hyde, Edward Herrmann, John Larroquette. Adaptação das histórias de Riquinho (Culkin), o garoto mais rico do mundo. Aliás, sua fortuna está ameaçada por um executivo (Larroquette), que pretende desviar dinheiro das empresas em proveito próprio.

CORAÇÃO VALENTE
Globo, 21h45.
(Braveheart). EUA, 1995, 178 min. Direção: Mel Gibson. Com Mel Gibson, Sophie Marceau, Patrick McGoohan. No século 13, William Wallace (Gibson) lidera os escoceses na luta contra a Inglaterra. Épico que ganhou cinco Oscars, inclusive de melhor filme e direção, o que o tornou um acontecimento incontornável. Mas não é tudo isso. Gibson está com uma juba que o deixa parecido com o Rei Leão. Inédito.

OS BAD BOYS
Bandeirantes, 22h40.
(Bad Boys). EUA, 1995, 118 min. Direção: Michael Bay. Com Martin Lawrence, Will Smith, Tcheky Karyo. Dois tiras amigos, porém bem diferentes, de Miami: Lawrence, é casado e família; Smith, solteiro e bon vivant. Para efeito de resolver um caso de droga, os dois têm de trocar de identidade (e de vida). Enfim, a uma situação chapada, acrescenta-se um elemento no mínimo divertido. O filme precede a descoberta de Will Smith. Já Karyo, ator rohmeriano, não deixa de ser uma surpresa.

ENSINA-ME A ESQUECER
CNT/Gazeta, 23h.
(The Affair). EUA, 1973, 74 min. Direção: Gilbert Cates. Com Natalie Wood, Robert Wagner. Compositora vítima de poliomielite (Wood) vive romance com um advogado (Wagner). O filme, feito para TV, aproveitava o ar do tempo: Natalie e Wagner estavam casados pela segunda vez e continuavam a viver seu romântico e turbulento caso de amor. Eles (sobretudo ela) são o principal, aqui.

INTERCINE
Globo, 1h40.
Como de hábito, o espectador opta entre um filme inédito (o primeiro) e uma reprise. Hoje a escolha se dá entre "A Sombra da Justiça" (1992, de John David Coles, com Christine Lahti, Terry O'Quinn) e "O Cão de Guarda" (1992, de Bob Rafelson, com Jack Nicholson e Ellen Barkin).

A GATINHA E O LOBO 2
Bandeirantes, 2h50.
(The Pamela Principle 2). EUA, 1994, 99 min. Direção: Edward Holzman. Com India Allen, Alina Thompson, Nick Rafter. Fotógrafo em crise conjugal vive romance com a bela modelo Pamela. A mulher do fotógrafo sabe do caso e passa a sair com outro homem. E, de cama em cama, por aí vamos.

DUAS MULHERES
Globo, 3h25.
(La Ciociara). Itália/França, 1961. Direção: Vittorio De Sica. Com Sophia Loren, Eleonora Brown. Viúva (Loren) abandona Roma no momento em que se intensificam os bombardeios sobre a cidade, durante a Segunda Guerra Mundial. Sua peregrinação pela Itália lhe mostrará várias facetas da guerra. Neo-realismo meio requentado, mas ganhou Palma de Ouro em Cannes e deu o Oscar de melhor atriz a Loren.

TV PAGA
O essencial de Glauber

da Redação

Muita gente dirá: "eu não entendo isso". Mas não é preciso entender. O gênio de Glauber Rocha é tão evidente que basta olhar.
Em "Deus e o Diabo na Terra do Sol" (Bravo Brasil, 20h), basta olhar. A terra, os seres, o sol, deuses e diabos têm o dom de ir invadindo nossos olhos.
E é justamente por manejar o espaço, o tempo e as idéias de forma original que o pensamento de Glauber vai afirmando sua originalidade e permanência.
Melhor: a hipótese que se abre hoje é digna da melhor cinefilia: o essencial de Glauber ("Barravento", "Terra em Transe", "O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro" e "A Idade da Terra") passa ao longo da semana no mesmo canal. É a não perder. (IA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.