São Paulo, segunda, 25 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Festival de teatro reúne 12 grupos de Pernambuco e novos autores

GUSTAVO ABREU
da Agência Folha

Começa hoje em Recife o 2º Festucap (Festival de Teatro da Unicap). Um dos mais importantes festivais de teatro no Nordeste, o Festucap costuma revelar autores e textos inéditos.
Serão apresentados trabalhos recentes de Jaflis Nascimento, Epitácio Nunes, Rogério Lessa, Raimundo Carrero, Sandro Guerra e Norberto Cardoso, que morreu vítima de Aids no ano passado.
A edição deste ano do festival apresenta 12 espetáculos, todos de companhias pernambucanas, e presta homenagem à atriz Geninha da Rosa Borges por sua carreira de mais de 50 anos no teatro pernambucano.
A peça "Estórias do Bumba-Meu-Boi", de Jaflis Nascimento, abre o festival hoje (16h). A seguir é a vez de "Contos de Taperoá" (18h), do consagrado Ariano Suassuna. Encerrando o dia, o monólogo "A Voz Humana", de Jean Cocteau, vai ao palco as 20h.
Ao final de quatro dias de apresentações, uma comissão julgadora deve escolher os melhores profissionais de direção, atuação, figurino, maquiagem, luz e som, além da categoria de melhor espetáculo. Os vencedores receberão prêmios em dinheiro.
Apontada como destaque do festival, a montagem de "Hoje Sou Um, Amanhã Outro", de Qorpo Santo (1829-1883), é uma oportunidade de redescobrir o autor gaúcho do século passado.
Tido como louco, Jozé Joaqim Qampos Leão de Qorpo Santo escreveu sua obra internado em um manicômio. Seus textos incluem experimentações com a língua portuguesa, como contorções na grafia das palavras.
"Hoje Sou Um..." fala sobre uma moça que vai parar no hospício depois de ter sido abandonada no altar por seu noivo. O tema da loucura é recorrente em Qorpo Santo. "É quase autobiográfico", diz um dos diretores da peça, Américo Barreto.

O quê: 2º Festival de Teatro da Unicap
Quando:de hoje a quinta (16h, 18h e 20h)
Onde: r. do Príncipe, 526, Recife (tel.081/216-4186)
Quanto: entrada franca


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.