São Paulo, Terça-feira, 25 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coleção percorre arte do século 20

da Reportagem Local

O livro "Modernidade e Modernismo - A Pintura Francesa no Século 19" é o primeiro volume da série "Arte Moderna: Práticas e Debates", lançada pela Yale University Press e pela Open University, de Londres, e que chega agora ao Brasil, lançada pela Cosac & Naify Edições Ltda.
Além do esclarecedor texto de Briony Fer, traz ensaios de Francis Frascina, Nigel Blake, Tamar Garb e Charles Harrison.
O capítulo de Nigel Blake e Francis Frascina relaciona o impressionismo e os movimentos artísticos contemporâneos às transformações socioeconômicas na França no início do capitalismo industrial.
Charles Harrison vincula o caráter "moderno" das obras às suas qualidades estéticas. Tamar Garb vê o impressionismo do ponto de vista feminista.
Os próximos volumes da série são "Primitivismo, Cubismo, Abstração - O Início do Século 20", "Realismo, Racionalismo, Surrealismo - A Arte no Entre-Guerras" e "Modernismo em Disputa - Arte desde os Anos 40". Cada volume possui sua independência própria e funciona individualmente ou em conjunto. (CF)


Texto Anterior: Livro ensina a ver como eram modernos os impressionistas
Próximo Texto: Metropolitan exibe coleção de dr. Gachet
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.