UOL


São Paulo, quarta-feira, 25 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA

"Reality show" registra Festival de Cannes

BRUNO YUTAKA SAITO
DA REDAÇÃO

Desde que programas como "Big Brother" estrearam na TV, "reality show" é sinônimo de exibição dos participantes em situações "emocionantes" como cortar a unha do pé ou tomando banho.
Nesse novo cenário, existe "show da realidade" inteligente? É claro que a resposta positiva só poderia vir da França, como pode ser verificado em "Um Dia na Vida do Cinema Francês", que o Eurochannel exibe hoje.
Não que a intenção original dos diretores do documentário tenha sido criar um "reality show", mas na atual proliferação do estilo, é quase impossível não fazer a associação com o programa francês.
Produzido no ano passado, "Um Dia ..." teve como mote o Festival de Cannes e registra um dia específico na vida do cinema francês. Para isso, acompanha o que alguns dos principais atores e diretores da França, ou relacionados com o país, fizeram durante o dia 27 de março de 2002. Ou seja, eles passam o dia filmando, ensaiando, assinando contratos... Emocionante?
O ritmo do documentário varia muito e, em muitos casos, serve apenas como mera curiosidade. Vemos, por exemplo, Gérard Depardieu em Portugal, durante as filmagens do filme feito para a TV "Volpone", em sequências de ensaios, brincadeiras infames no set de filmagens e puros resmungos.
Monica Bellucci aparece no Havaí, onde filmava "Tears of the Sun", ao lado de Bruce Willis, e recebia aulas particulares de inglês; Audrey Tautou (de "Amélie Poulain") surge em um encontro para a promoção do filme "He Loves me... He Loves me Not", dirigido por Laetitia Colombani; Sophie Marceau é mostrada durante a produção de seu primeiro filme como diretora, "Speak to me of Love".
São sequências que não deixam de ter uma certa ambiguidade: os limites entre o didatismo do registro do processo de trabalho de atores e diretores e a pura falta de sentido em mostrar cenas como as de Depardieu estupefato com um banquete ficam estreitos. Melhor ficar com o tapete vermelho de Cannes.


UM DIA NA VIDA DO CINEMA FRANCÊS. Um Jour dans la Vie du Cinéma Français. França, 2002. Direção: Jean-Thomas Ceccaldi e Christophe d'Yvoire. Quando: hoje, às 21h, no Eurochannel.


Texto Anterior: Europa Galante: Italianos tocam barroco italiano italianissimamente
Próximo Texto: Marcelo Coelho: Dois lados de uma mesma cédula
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.