São Paulo, quarta-feira, 25 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Astérix entre os Bretões
Record, 12h30.
(Astérix Chez les Bretons). França, 1986, 78 min. Direção: Pino van Lamsweerde. Desenho animado com base nos personagens e desenhos criados por Uderzo e Goscinny, em torno da tribo de Astérix, Obélix e outros gauleses que resistem infatigavelmente às investidas do Império Romano e a outras adversidades.

Olha Quem Está Falando
SBT, 15h15.
(Look Who's Talking). EUA, 1989, 94 min. Direção: Amy Heckerling. Com John Travolta, Kirstie Allen, Olympia Dukakis. Taxista (Travolta) atende mãe solteira (Allen) na hora do parto. Em seguida, passa a se envolver com a criança e, sobretudo, com a mãe. Para engrossar o argumento (realíssimo), providenciou-se que a criança começasse a falar. Ajuda um pouco, assim como o carisma de Travolta.

Zoando na TV
Globo, 15h35.
Brasil, 1998, 90 min. Direção: José Alvarenga Jr. Com Angélica, Márcio Garcia, Miguel Falabella. Casal de namorados é sugado pela TV. Desde então, sua vida confunde-se com a dos programas. Não é bem um "Poltergeist" inconsequente. É a TV fazendo o elogio à TV (já que se trata de uma produção Globofilmes). Ou antes, da TV às voltas com sua impossibilidade de falar do mundo. No mais, boa produção e artesanato correto. Mas o todo é profundamente desinteressante.

Intercine
Globo, 2h.
A emissora exibe o mais votado pelos telespectadores entre "Justiceiro Implacável" (1975, de Stuart Millar, com John Wayne, Katharine Hepburn) e "Rosas Selvagens" (França, 1994, de André Téchiné, com Elodie Bouchez, Gael Morel).

Um Assunto Particular
Globo, 3h55.
(A Private Matter). EUA, 1992. Direção: Joan Micklin Silver. Com Sissy Spacek, Aidan Quinn. A batalha de uma apresentadora de TV (Spacek) que decide abortar, quando descobre os efeitos da talidomida, droga que consumira (a ação se passa no início dos anos 60).

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES

Vale a pena correr o risco com Saraceni
Paulo Cesar Saraceni é um cineasta de risco. Erra ou acerta, mas é sempre fiel a si mesmo.
"A Casa Assassinada" (Canal Brasil, 3h30) causou certa decepção quando foi feito, em 1971, talvez devido à gravidade, ao fato de ser uma adaptação de Lucio Cardoso, um autor meio fora do mundo. Mas sempre merece uma revisão.
Em horário mais palatável, o mestre de Saraceni, Roberto Rossellini, na reprise de "Viagem pela Itália" (Telecine Classic, 23h30), um dos trabalhos da fase de colaboração (e casamento) entre Rossellini e Ingrid Bergman.
Outro mestre, Robert Aldrich, vem com "Folhas Mortas" (Cinemax Prime, 1h). Aldrich? Com esse título? Em história de amor? Ainda assim, a verificar. (INÁCIO ARAUJO)

DESENHOS

Cartoon mostra os destaques da Copa Toon
A Copa Toon, evento interativo que o Cartoon Network promove em seu site (www.cartoonnetwork.com.br), chega à última semana, e o canal põe no ar, às 17h30 e às 22h30, boletins sobre os jogos de futebol virtuais disputados por personagens de desenhos. Space Ghost apresenta os "Minutos Copa Toon".

CINEMA

Eurochannel lembra Vittorio de Sica
A carreira do cineasta Vittorio de Sica, um dos mestres do neo-realismo italiano, é tema de um documentário que o Eurochannel (TVA e DirecTV) exibe às 20h30. Produzido com material de arquivo da emissora RAI, da Itália, o especial mostra De Sica desde o início, como ator de teatro, até o sucesso no cinema.



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Coca América Urgente! Honduras não é mole!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.