São Paulo, quarta-feira, 25 de julho de 2001

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Churrascarias são precursoras de coletâneas

DA REPORTAGEM LOCAL

No Brasil, em vez de restaurantes descolados, os maiores lançadores de CDs são até hoje as churrascarias do Rio Grande do Sul.
"Acho que cumprimos um papel importante na fomentação da cultura gaúcha", diz Rudy Pedro Borghetti, 68, gerente da churrascaria Vitrine Gaúcha, em Porto Alegre.
Apesar de existir há menos de um ano, o restaurante pretende lançar um CD só com artistas que já se apresentaram lá.
Segundo o proprietário da churrascaria Barranco, que também fica na capital gaúcha, o apoio a artistas locais, ainda que pequeno, é fundamental para que eles lancem seus CDs.
Com R$ 1.500, a Barranco patrocinou o lançamento do cantor Cigano, que acaba de lançar CD próprio.

Disco music
Nos anos 70, um breve movimento de restaurantes-discotecas começou a se desenhar no Brasil.
Assim, apareceram compilações que chegaram a ficar famosas, como a da boate paulistana Papagaio Disco Club e a da carioca Dancin" Days.
Os álbuns traziam uma mistura de disco music internacional com artistas nacionais. (CA)



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