São Paulo, segunda, 25 de agosto de 1997.



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MEGASHOW
Skol fechou primeira cota de patrocínio -R$ 2,5 milhões- para trazer a banda irlandesa ao Rio e São Paulo
R$ 7,5 milhões separam U2 do Brasil

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
da Reportagem Local

A Skol fechou contrato de R$ 2,5 milhões para patrocinar a vinda da turnê "PopMart", da banda irlandesa U2, ao Brasil. Para que o evento se concretize, restam ser vendidos R$ 7,5 milhões em patrocínios.
Segundo Guilherme Valentini, diretor de publicidade da MTV, emissora que tomou a dianteira das negociações de patrocínio, há contatos avançados com uma empresa de eletroeletrônicos, duas instituições financeiras e um cartão de crédito. "Até o final da semana, deverá estar faltando apenas uma cota de R$ 2,5 milhões."
"A postura do U2 tem tudo a ver com nossos projetos de incentivar o rock, como o festival Skol Rock", diz Marco Aurélio dos Reis, o executivo da agência de propaganda F-Nazca, responsável pela conta da Skol. "O pacote da MTV é atraente, possibilita uma série de ações promocionais."
Valentini explica as ações promocionais: "Não temos formato definido ainda, mas teremos promoções do tipo 'compre xis latas de cerveja e concorra a tirar uma foto com a banda no backstage'".
Ele diz que o empresário italiano Francesco Tomasi (que levará o U2 a Itália e se associou ao carioca Franco Bruni para trazer a banda ao Brasil) garante a concordância do U2: "Segundo ele, a banda está aberta a isso. Poderemos fazer algo como sortear alguém para subir no palco e cantar uma música em português com o U2".
Franco Bruni, piloto da empreitada, contratou na última sexta-feira o escritório de advocacia Carnide & Associados para prestar assessoria jurídica e tributária.
"Eles vão cuidar de todas as taxas e impostos, queremos essa consultoria para garantir que tudo seja feito estritamente dentro da lei. Não é nada mais nem menos que o meu dever", afirma Bruni.
Ele quer afastar assim o receio do mercado devido a denúncias de subfaturamento que envolvem turnês internacionais no Brasil e por Francesco Tomasi ter admitido que enfrenta problemas com o fisco italiano.
Marco Aurélio dos Reis, da Skol, diz que a empresa está tranquila. "Nosso contato não é com o U2 ou com os promotores, é com a MTV. Nem sei quanto a banda está pedindo. Confiamos na MTV."
O advogado Herberto Carnide, dono do escritório, afirma: "Prestamos assessoria ao Hollywood Rock, Free Jazz, Rolling Stones, Madonna e Michael Jackson. Posso garantir que com meus clientes nunca houve subfaturamento". Ele diz que acredita que não há o risco no caso U2. "Em eventos grandes isso não ocorre. Todos os grandes grupos exigem comprovação de recolhimento de Imposto de Renda. Eles têm que prestar contas ao fisco de seus países."
O U2 tem datas reservadas no Maracanã, no Rio (28 de janeiro de 98), e Morumbi, em São Paulo (31 de janeiro e 1º de fevereiro).



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