São Paulo, quinta-feira, 25 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA


Somente as cores mudam

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

O Eurochannel dedica a noite a Michelangelo Antonioni, o que não deixa de ser uma ótima idéia, já que se trata, possivelmente, do principal cineasta italiano desde Roberto Rossellini.
Primeiro, será mostrado um documentário dedicado a ele (às 22h, reprise à 1h). Em seguida, passa "O Dilema de uma Vida" (23h e 2h), que é mais conhecido como "O Deserto Vermelho", filme de 1964, o seu primeiro colorido (mudam as cores, a questão é mais ou menos a mesma: aqui, uma mulher depressiva e suas tendências suicidas -em suma, a existência alienada contemporânea). É um filme meio sumido, portanto, a não perder.
O japonês de hoje é "Hakuchi, o Idiota" (Telecine Classic, 21h). Um cineasta maior (Kurosawa), sem dúvida, mas um filme chato e comprido.

TV ABERTA

A Arte de Fazer Rir
Record, 14h.
(Mr. Saturday Night). EUA,1992, 118 min. Direção: Billy Crystal. Com Billy Crystal, Helen Hunt. Billy Crystal não mediu esforços neste filme. Além de diretor e astro, também foi produtor e roteirista desta cinebiografia do comediante Buddy Young Jr., em cuja vida nem tudo serão rosas.

Quebrando o Gelo
Globo, 15h45.
(Snow Day). EUA, 2000, 89 min. Direção: Chris Koch. Com Chris Elliott, Mark Webber. Nevasca que atinge cidade dos EUA faz a alegria da garotada: com as estradas interditadas, as aulas são interrompidas, e a brincadeira, liberada. Problema: para que isso aconteça é preciso neutralizar o removedor de neve, que fará de tudo para desbloquear os caminhos. Diversão familiar.

A Experiência
SBT, 22h.
(Species). EUA,1995, 108 min. Direção: Roger Donaldson. Com Ben Kingsley. Cientistas enviam mensagens para o espaço e recebem de volta uma seqüência de DNA. Quando combinam o DNA, conseguem criar um ser alienígena que se esconde no corpo de uma mulher e deseja proliferar sua espécie.

Intercine
Globo, 1h35.
As opções para quinta são o drama "Uma Janela para o Amor" (Inglaterra, 1985, de James Ivory, com Maggie Smith) e o policial "Império do Crime" (1991, de Michael Karbelnikoff, com Christian Slater).

O Álibi
Globo, 3h40.
(The Alibi). EUA,1997, 120 min. Direção: Andy Wolk. Com Tori Spelling, Jason Brooks, Michael Tucker. Uma esquiadora está falando com empresário quando a mulher deste é assassinada. Ela é um belo álibi. Mas não gosta quando começa a desconfiar que tudo está muito conveniente nesta história. Conveniente e convencional, vale acrescentar. Feito para TV.

Amnésia
SBT, 3h.
(Memento). EUA, 2000, 116 min. Direção: Christopher Nolan. Com Guy Pearce, Carrie-Anne Moss, Joe Pantaliano. Pearce é um homem disposto a vingar a morte da mulher. Mas como, se ele só tem memória de fatos recentíssimos? Ele terá engenho bastante para isso. Já o filme teve engenho bastante para jogar poeira nos olhos dos espectadores com o bricabraque que se arma. Uma pessoa definiu bem tudo isso: é "Desejo de Matar" de trás pra diante. (IA)


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Banda Calipso anima CPI!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.