São Paulo, terça, 25 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES INÁCIO ARAUJO

ÁGUIA DE AÇO
SBT, 13h50. (Iron Eagle). EUA, 1986, 112 min. Direção: Sidney J. Furie. Com Louis Gosset Jr. e Jason Gedrick. Jovem piloto sai em missão arriscada para salvar seu pai, preso no Oriente Médio. Aliado a um coronel reformado, nossos heróis partem em dois aviões para esse "Top Gun" de quinta.

TESTA-DE-FERRO POR ACASO
Bandeirantes, 13h50. (The Front). EUA, 1976, 94 min. Direção: Martin Ritt. Com Woody Allen, Zero Mostel. Allen faz o alienado que topa assinar roteiros escritos por outros, nos EUA, anos 50, durante a chamada "caça às bruxas", quando comunistas e supostos comunistas eram perseguidos. Zero Mostel é alguém em situação pior: um ator com passado esquerdista, igualmente perseguido. Bela introdução a um dos capítulos menos nobres da Guerra Fria (que não se notabilizou pelos lances cavalheirescos).

BUFFY, A CAÇA-VAMPIROS
Globo, 15h45. (Buffy, the Vampire Slayer). EUA, 1992, 98 min. Direção: Frank Rubel Kazui. Com Kristy Swanson, Luke Perry, Donald Sutherland. Buffy, uma típica jovem norte-americana, sabe certo dia, por um estranho (Sutherland) que sua missão na vida é exterminar os vampiros que infestam Los Angeles. Ela vai à luta.

A JURADA
Globo, 23h40. (The Juror). EUA, 1996, 116 min. Direção: Brian Gibson. Com Demi Moore, Alec Baldwin, Anne Heche. Demi é a mãe convocada para ser jurada no julgamento de um mafioso. Problema: a Máfia ameaça matar seu filho, caso não vote conforme seus desígnios. Ideal apenas para o Dia das Mães. Inédito.

INTERCINE
Globo, 2h15. Com o horário político e a sessão Festival de Inverno, o escolhido da terça entra já em plena madrugada. Os candidatos são "Tempo de Guerra" (1993, de Gregory Hoblit, com Christien Anholt, Andre Braugher) e "Mensagem de Ternura" (1992, de Rod Holcomb, com Lindsay Wagner, Shelley Long).

INSTINTO ANIMAL 2
Bandeirantes, 2h35. (Animal Instincts). EUA, 1994, 91 min. Direção: Gregory Hippolyte. Com Shannon Whirry, Woody Brown. Segundo exemplar de série sobre especialista em sistemas de segurança que, em vez de cuidar da segurança dos outros, fica bisbilhotando a vida íntima dos outros.

BARTON FINK - DELÍRIOS DE HOLLYWOOD
Globo, 4h. (Barton Fink). EUA, 1991, 116 min. Direção: Joel Coen. Com John Turturro, John Goodman, Judy Davis. Escritor de teatro (Turturro) tenta se instalar em Hollywood, mas tudo parece conspirar contra ele. Fantasia que parece inspirada nas dificuldades que enfrentam os intelectuais no cinema americano. Enrolou bem o júri de Cannes e levou a Palma de Ouro. Mas "Barton Fink", a rigor, é estilização do nada.

TV PAGA

Clint faz grande western

da Redação

Os grandes diretores nem sempre fazem obras à altura. Um exemplo é John Ford e seu "O Aventureiro do Pacífico" (USA, 15h).
Mas o contrário também existe e os pouco estimados, às vezes, têm seus momentos de brilho.
É o caso do Clint Eastwood pré-"Os Imperdoáveis". "O Cavaleiro Solitário" (TNT, 22h) é uma das mais belas releituras do gênero western. Seu valor vem justamente no período em que foi feito.
O gênero estava em baixa, num cinema acomentido pelas balas de "Rambo" e da Guerra Fria. Nenhum produtor iria produzir um filme de vaqueiros.
Então, Clint, o herói da crise americana, fez do novo western a expressão da malícia e inocência em pacífica convivência. (PSL)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.