São Paulo, terça, 25 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Compilações repassam cinco décadas

especial para a Folha

Três compilações recém-lançadas nos EUA tiram do baú antigas gravações de mestres do órgão. Apesar de Jimmy Smith não aparecer em nenhuma delas, o elenco é bem consistente.
A antologia "Hammond Heroes" (lançada pela série "Legends of Acid Jazz", do selo Prestige) é essencial para os fãs do teclado. Reúne 13 faixas gravadas entre 1958 e 1967, destacando feras do órgão como Jack McDuff, Johnny "Hammond" Smith, Larry Young, Richard "Groove" Holmes e Shirley Scott. O repertório vai do rhythm & blues ao jazz.
"B-3in'" repete alguns nomes, como Jack McDuff, Richard "Groove" Holmes e Big John Patton, mas as gravações são mais recentes: vão dos anos 70 até 1995.
Lançada sob o pretexto da onda "lounge" (modismo de 97 que tentou resgatar o universo kitsch do "easy listening"), o CD de Walter Wanderley soa como uma viagem no tempo aos ouvidos de qualquer brasileiro com mais de 30 anos. Várias gerações cresceram ouvindo o órgão do paulista Wanderley em salas de espera de cinemas e consultórios.
O repertório do CD inclui vários clássicos da bossa nova, assinados por Tom Jobim, João Donato, Marcos Valle e Baden Powell. Mas o tempo se encarregou de acentuar o tom de cafonice. (CC)

Disco: Hammond Heroes
Lançamento: Prestige/Fantasy

Disco: B-3in' - Organ Jazz
Lançamento: 32 Jazz (importado)

Disco: Walter Wanderley - Talkin' Verve
Lançamento: Verve/PolyGram
Quanto: R$ 22 (cada CD, em média)
Onde encomendar: Baratos Afins (tel. 011/223-3629)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.