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SEMANA DE MODA
Nova geração e mais infra vestem o evento
ERIKA PALOMINO
Colunista da Folha
Doze estilistas da nova geração,
mais quatro alunas de faculdades
de moda paulistas, mostram suas
coleções da quarta edição da Semana de Moda -na realidade
apenas três dias de desfiles, hoje,
amanhã e quinta, num galpão desativado da Tostines, na Lapa.
Essa é a quarta edição do evento
(somente para convidados), que
se consolida com a entrada de
marcas relevantes dentro de seus
segmentos, como Cavalera, Mulher do Padre e Fernando Pires,
bem como um maior aparato de
infra-estrutura e organização.
A importância do evento é total:
possibilita que estilistas pequenos
dêem prosseguimento a suas
idéias de moda ao apresentar desfiles a cada temporada, em pleno
exercício de suas funções.
Desfilam hoje o designer de sapatos Fernando Pires, a marca Cavalera (do músico Igor Cavalera e
do vereador Alberto Turco Lôco),
o mineiro Ronaldo Fraga e Icarius,
destaque da faculdade Santa Marcelina, onde acaba de se formar.
Lorenzo Merlino, Mario Queiroz, as alunas das faculdades de
moda e os mineiros Martielo Toledo e Jotta Syballena (outro estreante no evento) desfilam amanhã. Caio Gobbi, A Mulher do Padre, Carlota Joaquina (por Carla
Fincato) e Slam (por Guiliano Menegazzo) fecham o evento.
Com cinco anos de existência, a
Cavalera faz seu primeiro desfile
em São Paulo, após mostrar essa
coleção na BH Fashion Week, semana passada em Belo Horizonte.
A marca é desenhada pelo estilista
André Lima, responsável pela entrada do universo fashion em si,
saindo do gueto do rock, onde já
fazia sucesso. Chamou a atenção
de editores e produtores de moda
com peças que ironizavam grifes
como Chanel e Prada.
O desfile será uma festa de criança, com direito a marinheiro, caubói, índio e até um look Xuxa, que
encerra o desfile. Tudo no masculino. "A coleção explora a dualidade do que é bonitinho e do que
não é. Fui educado de uma maneira certinha e só descobri que não
precisava ser idiota quando tinha
18 anos", explica o estilista.
Outro destaque do primeiro dia
é o desfile de Ronaldo Fraga, que
terá a banda mineira Pato Fu para
mostrar a coleção batizada de O
Vendedor de Milagres. A maquiagem tem como referência os trabalhadores do livro "Terra", de
Sebastião Salgado.
Ainda hoje, a cantora Wanderléia desfila os sapatos de Fernando
Pires, com roupas criadas exclusivamente por Alexandre Herchcovitch para as 38 entradas.
Outras expectativas se concentram no terceiro dia. Carlota Joaquina, a segunda marca da G de
Gloria Coelho, tem criação de Carla Fincato, que fez um dos melhores desfiles da última edição do
evento. Agora, a inspiração da estilista é o look surfe, tendo o Havaí
como principal referência, em atitude sempre jovial.
Caio Gobbi brinca com a iconografia dos anos 80 e com o kitsch:
"Tem jeans com paetê, tricô com
lurex, looks de academia de ginástica, botas com raio, roller girls e
até uma candy girl", conta o estilista, que tem como imagem a figura da pin up Betty Page.
Depois de sua primeira participação no evento, Gobbi resume o
espírito da Semana de Moda: "Foi
bom porque trouxe mídia, que por
sua vez traz as vendas. E só assim
podemos ter dinheiro para trabalhar as próximas coleções".
Giulianno Menegazzo, da Slam,
também dá passos maiores além
de seu habitual uso do náilon, depois do sucesso e da visibilidade
alcançada na última Semana de
Moda. Exibe 40 looks divididos
em dois segmentos, a moda de rua
e a cultura das raves.
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