São Paulo, terça, 25 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEMANA DE MODA


Nova geração e mais infra vestem o evento

ERIKA PALOMINO
Colunista da Folha

Doze estilistas da nova geração, mais quatro alunas de faculdades de moda paulistas, mostram suas coleções da quarta edição da Semana de Moda -na realidade apenas três dias de desfiles, hoje, amanhã e quinta, num galpão desativado da Tostines, na Lapa.
Essa é a quarta edição do evento (somente para convidados), que se consolida com a entrada de marcas relevantes dentro de seus segmentos, como Cavalera, Mulher do Padre e Fernando Pires, bem como um maior aparato de infra-estrutura e organização.
A importância do evento é total: possibilita que estilistas pequenos dêem prosseguimento a suas idéias de moda ao apresentar desfiles a cada temporada, em pleno exercício de suas funções.
Desfilam hoje o designer de sapatos Fernando Pires, a marca Cavalera (do músico Igor Cavalera e do vereador Alberto Turco Lôco), o mineiro Ronaldo Fraga e Icarius, destaque da faculdade Santa Marcelina, onde acaba de se formar.
Lorenzo Merlino, Mario Queiroz, as alunas das faculdades de moda e os mineiros Martielo Toledo e Jotta Syballena (outro estreante no evento) desfilam amanhã. Caio Gobbi, A Mulher do Padre, Carlota Joaquina (por Carla Fincato) e Slam (por Guiliano Menegazzo) fecham o evento.
Com cinco anos de existência, a Cavalera faz seu primeiro desfile em São Paulo, após mostrar essa coleção na BH Fashion Week, semana passada em Belo Horizonte. A marca é desenhada pelo estilista André Lima, responsável pela entrada do universo fashion em si, saindo do gueto do rock, onde já fazia sucesso. Chamou a atenção de editores e produtores de moda com peças que ironizavam grifes como Chanel e Prada.
O desfile será uma festa de criança, com direito a marinheiro, caubói, índio e até um look Xuxa, que encerra o desfile. Tudo no masculino. "A coleção explora a dualidade do que é bonitinho e do que não é. Fui educado de uma maneira certinha e só descobri que não precisava ser idiota quando tinha 18 anos", explica o estilista.
Outro destaque do primeiro dia é o desfile de Ronaldo Fraga, que terá a banda mineira Pato Fu para mostrar a coleção batizada de O Vendedor de Milagres. A maquiagem tem como referência os trabalhadores do livro "Terra", de Sebastião Salgado.
Ainda hoje, a cantora Wanderléia desfila os sapatos de Fernando Pires, com roupas criadas exclusivamente por Alexandre Herchcovitch para as 38 entradas.
Outras expectativas se concentram no terceiro dia. Carlota Joaquina, a segunda marca da G de Gloria Coelho, tem criação de Carla Fincato, que fez um dos melhores desfiles da última edição do evento. Agora, a inspiração da estilista é o look surfe, tendo o Havaí como principal referência, em atitude sempre jovial.
Caio Gobbi brinca com a iconografia dos anos 80 e com o kitsch: "Tem jeans com paetê, tricô com lurex, looks de academia de ginástica, botas com raio, roller girls e até uma candy girl", conta o estilista, que tem como imagem a figura da pin up Betty Page.
Depois de sua primeira participação no evento, Gobbi resume o espírito da Semana de Moda: "Foi bom porque trouxe mídia, que por sua vez traz as vendas. E só assim podemos ter dinheiro para trabalhar as próximas coleções".
Giulianno Menegazzo, da Slam, também dá passos maiores além de seu habitual uso do náilon, depois do sucesso e da visibilidade alcançada na última Semana de Moda. Exibe 40 looks divididos em dois segmentos, a moda de rua e a cultura das raves.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.