São Paulo, Quarta-feira, 25 de Agosto de 1999
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O ESCRITOR
Ser aviador era mais que profissão

de Paris

"Era uma época em que os motores paravam todo o tempo", diz logo no início das gravações Saint-Exupéry. O tempo todo, no caso, significava uma pane para cada cinco vôos, em média. Ser aviador, mais do que uma profissão, era uma aventura.
Em "Terra dos Homens", Saint-Exupéry lembra o dia em que Henri Guillaumet lhe mostrou o mapa da Espanha e, apontando os poucos pontos para aterrissagens forçadas, lhe explicou também o modo de pensar das pessoas que encontraria.
Saint-Exupéry viveu, em seus 44 anos, essa vida de aventura. De seu último vôo só resta um bracelete de prata, no qual estão gravados o seu nome e o de sua mulher -Consuelo. O objeto foi encontrado na região de Marselha (sul da França) há um ano.
Com a declaração de guerra entre a França e a Alemanha, em 1939, Saint-Exupéry é convocado a integrar as forças francesas. Sua missão é treinar jovens pilotos. No início, é afastado das missões de guerra -devido a sequelas deixadas por inúmeros acidentes.
No ano anterior, ao tentar estabelecer uma linha de correio entre Nova York e a Terra do Fogo (fora diretor da Aeroposta Argentina, em 1929 e 30), sofreu um acidente na Guatemala e passou cinco dias em coma.
Em 4 de junho de 1943, com a França ocupada, Exupéry se integra, como capitão, às forças norte-americanas. Faz vôos de reconhecimento até 12 de agosto, quando é colocado na reserva.
Menos de um ano depois, em maio de 1944, insiste e volta ao serviço militar. Ao fim de julho, um coronel o aconselha a parar pois já realizara em três meses o que seus colegas faziam em um ano de vôos.
"Impossível. Continuarei com meus camaradas até o fim", respondeu Exupéry. Em 31 de julho, faz seu último vôo, a bordo de um Lightning P-38, um dos mais importantes aviões norte-americanos da época.


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