São Paulo, Sábado, 25 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estopim é límpido como um lago

da Reportagem Local

Este "Estopim" chega já candidato a melhor trabalho solo de Ná Ozzetti. Nunca antes ela reuniu com tanta harmonia qualidades de interpretação, autoria e co-autoria, produção e arranjos. Na relação entre tais quesitos, "Estopim" é uma pequena sinfonia.
Tudo caminha no compasso. Os arranjos de Dante Ozzetti, às vezes oscilantes, estão aqui concisos e elegantes. Ná canta segura como nunca, como quem passeia no bosque. As composições, do núcleo de letristas esmerados formado por Itamar Assumpção, José Miguel Wisnik e Luiz Tatit, formam um conjunto compacto, coerente.
Há alguns pontos de destaque, claro. "Capitu", de Tatit, faz o elogio da personagem de Machado de Assis ("poderosa ponto com ponto br"), e seu creme cai como luva nas mãos de Ná.
A parceria com Itamar Assumpção "Canto em Qualquer Canto" (além de tudo dona de arranjo tocante, meio de banzo afro-português) oferece mais um pouco da já conhecida e carnuda poesia do letrista: "Tem gente que pira e berra/ Eu já canto, pio e silvo/ Se fosse minha essa rua/ O pé de ipê tava vivo". Bonito de doer.
"Desfile", de Ná e Tatit, elabora um ritual tristonho em tempo de samba; "Crápula", de Dante e Tatit, abusa dos jogos fonéticos, sem cair no "cabecismo" (e isso é raro entre os "vanguardeiros" concretos de São Paulo).
"Princesa Encantada", de Cacique e Antonio Correia (e única de fora do círculo central de autores), fecha o disco num duo caipira zombeteiro, com o contracanto sempre potente de Suzana Salles.
Bem, nada disso vai ao rádio nem à TV. Dados os escombros que se vêem diariamente nas hebes e faustos, talvez seja razão para comemoração. "Estopim", tranquilo e límpido como um lago, certamente é.
(PAS)


Avaliação:    


Disco: Estopim
Artista: Ná Ozzetti
Lançamento: Ná Records
Quanto: R$ 18, em média


Texto Anterior: Show: Selo Ná Records estréia com Ná Ozzetti
Próximo Texto: Cássia Eller: Ternura e fúria numa terra arrasada
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.