UOL


São Paulo, quinta-feira, 25 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Festival exibe quase 300 filmes em 37 telas

DA REPORTAGEM LOCAL

De hoje até 9 de outubro, o Festival do Rio apresentará cerca de 300 filmes em 36 locais de exibição na capital e num único cinema de Niterói (Estação Icaraí).
Divididos em mostras temáticas, os longas compõem um painel da produção recente internacional e brasileira. Entre os destaques estrangeiros, estão "Elefante", de Gus van Sant, vencedor da Palma de Ouro neste ano no Festival de Cannes, e "Dogville", de Lars von Trier, o filme-sensação da mostra francesa.
"Elefante" reproduz ficcionalmente o massacre de estudantes numa escola do Colorado (EUA), em 1999. Estrelado por Nicole Kidman, "Dogville" inaugura a trilogia que Von Trier dedica a criticar os Estados Unidos.
Da Mostra de Cinema de Veneza, o Festival do Rio traz o vencedor de 2002, "Em Nome de Deus", de Petter Mullan, e competidores deste ano, como "Encontros e Desencontros", de Sofia Coppola.
Há outros filmes aguardados no Brasil, como o palestino "Intervenção Divina", de Elia Suleiman, e o documentário "As Brumas da Guerra", de Errol Morris, com depoimento inédito de Robert McNamara, secretário de Estado de Defesa dos Estados Unidos no governo Kennedy (1960-63).
As seções brasileiras escalam inéditos em circuito comercial, como "O Signo do Caos" (Rogério Sganzerla) e "Viva Voz" (Paulo Morelli). Entre os convidados internacionais com presença confirmada no festival, estão o diretor Suleiman, o ator Samuel L. Jackson e a atriz Hanna Schygulla.


FESTIVAL DO RIO. Mostra internacional de filmes. Onde: em salas dos circuitos Estação e Cinemark e em outros endereços da capital carioca. Quando: de hoje a 9/10. Quanto: R$ 10 (preço médio). Há pacotes promocionais e valores menores de ingressos, de acordo com o horário das sessões. Central de ingressos: r. Voluntários da Pátria, 53. Programação completa e compra pela internet: www.festivaldorio.com.br.


Texto Anterior: Festival do Rio: Pelo "character", Welles defende o humano
Próximo Texto: Panorâmica - Cinema: CCBB apresenta pré-estréia de "Samba-Canção"
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.