São Paulo, segunda-feira, 25 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mapas raros de Edemar são exibidos no IEB

Instituto exibe 70 mapas de coleção de ex-banqueiro, atualmente sob guarda do Estado, além de atlas, guias, roteiros e livros

MARIO GIOIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Cerca de cem obras raras, principalmente mapas, mas também atlas, diários de viajantes, roteiros e livros, serão apresentadas a partir de hoje no IEB (Instituto de Estudos Brasileiros) da USP. Delas, 70 mapas pertencem à coleção de Edemar Cid Ferreira, ex-controlador do banco Santos.
A coleção está atualmente sob a guarda provisória do Estado, após decisão judicial emitida em dezembro. Como a parte cartográfica da coleção foi destinada ao IEB, as curadoras da mostra, Iris Kantor e Beatriz Siqueira Bueno, extraíram mapas que se relacionam com o rico acervo do IEB, reunindo obras de 1493 a 1886.
"A coleção de Edemar possui mapas importantes, mas, nas vezes em que foram exibidos, havia certa espetacularização.
Tentamos dar um viés mais histórico à exposição, fazendo com que o público entenda como a cartografia dialoga com o seu tempo", afirma Kantor.
A curadoria dividiu a mostra em módulos. Em um deles, é apresentado o mapa mais antigo da coleção de Edemar, feito em papel de trapo, de realização alemã, antes do advento da imprensa. "A peça mostra Jerusalém no centro do mundo, há elementos históricos e grotescos ilustrativos, além da representação de episódios bíblicos", explica Kantor.
Em outro módulo, já com a produção em série dos mapas, são exibidas as principais escolas européias de cartografia. "Pode-se notar a evolução delas: antes, a flamenga; depois, a francesa dominante; e, mais tarde, a inglesa." A mostra termina com um módulo sobre o colecionismo.
Da linha inglesa, destaca-se um mapa de 1886 em fac-símile de autoria de Walter Crane, famoso por suas ilustrações de livros infantis. "Com traços art nouveau, é um claro elogio à política colonialista da Inglaterra da época", conta Kantor.

Lançamento
A 43ª edição da revista do instituto também será lançada hoje. Neste número, há uma homenagem à crítica e ensaísta Gilda de Mello e Souza, que morreu em dezembro passado.


MAPAS EM MOVIMENTO: A CRIAÇÃO DE MUNDOS IMAGINÁRIOS
Quando:
abertura hoje, às 18h; seg. a sex., das 9h às 18h; até 29/4
Onde: IEB-USP (av. Professor Mello Moraes, travessa 8, nº 140, SP, tel. 0/ xx/11/3091-3247)
Quanto:entrada franca


Texto Anterior: Teatro: Os Satyros fazem leitura dramática
Próximo Texto: Americanos se rendem aos latinos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.