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Americanos se rendem aos latinos
TVs norte-americanas querem conquistar público latino exibindo versões para telenovelas, como "Betty La Fea"
"Ugly Betty" estréia dia 28 no canal ABC com a atriz America Ferrara no papel principal; novela terá formato de seriado
TETÉ RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,
EM WASHINGTON
"Ugly Betty", a versão americana da novela colombiana
"Betty La Fea", exibida no Brasil pela Rede TV, é uma das estréias mais anunciadas da nova
temporada televisiva norte-americana. O canal ABC, um
dos três mais importantes, colocará no ar o primeiro capítulo
no próximo dia 28, em horário
nobre, às quintas-feiras, às 20h,
antes de um dos grandes sucessos da emissora, o seriado
"Grey's Anatomy".
Co-produzido pela atriz mexicana Salma Hayek, tem America Ferrara no papel principal.
A atriz americana de 22 anos,
filha de pais hondurenses, foi
revelada em seu primeiro longa-metragem, o independente
"Real Women Have Curves",
um dos grandes sucessos do
festival de Sundance de 2002.
Agora, mais magra do que na
época do filme que a revelou, e
com os sucessos "Os Reis de
Dogtown" e "Quatro Amigas e
um Jeans Viajante" na sua lista
de trabalhos, America está de
óculos e aparelho nos dentes
para viver a protagonista de
"Ugly Betty".
Fenômeno
O fenômeno "Betty La Fea"
já foi adaptado para as televisões russa, mexicana, indiana e
alemã, com altos índices de audiência em todos os países. Nos
Estados Unidos, ganhou uma
roupagem de seriado no lugar
do formato telenovela.
Ao invés de um episódio por
noite e duração de apenas uma
temporada, "Ugly Betty" terá
apenas um episódio de uma hora por semana, e a possibilidade
de que tenha outras temporadas caso faça sucesso.
A história também foi adaptada e se parece com a trama do
longa-metragem "O Diabo Veste Prada" -que estreou no Brasil na última sexta-, sobre a relação entre uma poderosa editora de moda e uma jornalista
que cobre a área.
Betty é uma jovem talentosa
e ambiciosa, apaixonada por
moda, e que arruma um emprego em uma revista estilo "Vogue", onde é ridicularizada pelo
modo como se apresenta, com
roupas baratas e sua menos que
linda aparência.
A ABC quer conquistar a fatia
do público formada por descendentes de imigrantes latino-americanos, com uma campanha agressiva focada nos
bairros latinos.
Em East Los Angeles, por
exemplo, uma van circula com
uma tela de TV no teto exibindo o trailer da telenovela e o
slogan "Tão feia que foram
obrigados a fazer em inglês" escrito em sua lateral.
Outros canais também apostam na adaptação de telenovelas para agradar o público latino, considerado o mais fiel e o
que mais cresce no país. O canal
recém-lançado Network TV
tem duas telenovelas em sua
programação, "Desire" e "Fashion House".
E a NBC, parceira da Telemundo, canal a cabo que tradicionalmente exibe as novelas
da Globo, também estuda a
idéia de fazer adaptações das
novelas brasileiras e mexicanas
para o público norte-americano. Até agora, no entanto, nenhum título foi anunciado.
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