São Paulo, segunda-feira, 25 de setembro de 2006

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Americanos se rendem aos latinos

TVs norte-americanas querem conquistar público latino exibindo versões para telenovelas, como "Betty La Fea"

"Ugly Betty" estréia dia 28 no canal ABC com a atriz America Ferrara no papel principal; novela terá formato de seriado

TETÉ RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,
EM WASHINGTON


"Ugly Betty", a versão americana da novela colombiana "Betty La Fea", exibida no Brasil pela Rede TV, é uma das estréias mais anunciadas da nova temporada televisiva norte-americana. O canal ABC, um dos três mais importantes, colocará no ar o primeiro capítulo no próximo dia 28, em horário nobre, às quintas-feiras, às 20h, antes de um dos grandes sucessos da emissora, o seriado "Grey's Anatomy".
Co-produzido pela atriz mexicana Salma Hayek, tem America Ferrara no papel principal. A atriz americana de 22 anos, filha de pais hondurenses, foi revelada em seu primeiro longa-metragem, o independente "Real Women Have Curves", um dos grandes sucessos do festival de Sundance de 2002.
Agora, mais magra do que na época do filme que a revelou, e com os sucessos "Os Reis de Dogtown" e "Quatro Amigas e um Jeans Viajante" na sua lista de trabalhos, America está de óculos e aparelho nos dentes para viver a protagonista de "Ugly Betty".

Fenômeno
O fenômeno "Betty La Fea" já foi adaptado para as televisões russa, mexicana, indiana e alemã, com altos índices de audiência em todos os países. Nos Estados Unidos, ganhou uma roupagem de seriado no lugar do formato telenovela.
Ao invés de um episódio por noite e duração de apenas uma temporada, "Ugly Betty" terá apenas um episódio de uma hora por semana, e a possibilidade de que tenha outras temporadas caso faça sucesso.
A história também foi adaptada e se parece com a trama do longa-metragem "O Diabo Veste Prada" -que estreou no Brasil na última sexta-, sobre a relação entre uma poderosa editora de moda e uma jornalista que cobre a área.
Betty é uma jovem talentosa e ambiciosa, apaixonada por moda, e que arruma um emprego em uma revista estilo "Vogue", onde é ridicularizada pelo modo como se apresenta, com roupas baratas e sua menos que linda aparência.
A ABC quer conquistar a fatia do público formada por descendentes de imigrantes latino-americanos, com uma campanha agressiva focada nos bairros latinos.
Em East Los Angeles, por exemplo, uma van circula com uma tela de TV no teto exibindo o trailer da telenovela e o slogan "Tão feia que foram obrigados a fazer em inglês" escrito em sua lateral.
Outros canais também apostam na adaptação de telenovelas para agradar o público latino, considerado o mais fiel e o que mais cresce no país. O canal recém-lançado Network TV tem duas telenovelas em sua programação, "Desire" e "Fashion House".
E a NBC, parceira da Telemundo, canal a cabo que tradicionalmente exibe as novelas da Globo, também estuda a idéia de fazer adaptações das novelas brasileiras e mexicanas para o público norte-americano. Até agora, no entanto, nenhum título foi anunciado.


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