São Paulo, quarta-feira, 25 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NET CETERA
Você já encontrou o coração do amor?

SÉRGIO DÁVILA
DE NOVA YORK

No fim da viagem que faziam pela Europa para promover "A Bruxa de Blair" em 1999, os dois criadores do filme-fenômeno, Dan Myrick e Ed Sanchez, se viram na Abadia de Coombe, em Coventry, na Inglaterra.
E um milagre aconteceu.
Na verdade, mais do que um milagre: uma epifania. Uma visão. Naquela noite, eles foram visitados por um mensageiro, que disse o seguinte: "Amigos, a resposta para o que vocês procuram é o coração do amor".
A dupla ficou tão impressionada que passou a divulgar a mensagem pelo mundo todo, a começar do festival de Sundance do começo deste ano. E encontrou mais e mais seguidores dispostos a encontrar o coração do amor.
Até mesmo um sábio, Paigamber, que quer dizer "mensageiro" em gujrati, se juntou à cruzada. Ele e seus "lovians" seguem os preceitos do deus Kasheesh, como este: "O perdão pode ser tão fácil como jogar fora uma casca de melão ou tão difícil quanto fazer um bolo de ameixa usando pedras. De uma maneira ou de outra, porém, você vai precisar de um recipiente grande".
O filme "Heart of Love" (coração do amor) é o resultado desta busca, e o site (www.holthemovie.com), o seu profeta. Já assinaram com eles a atriz Leilane Caramel (fictícia) e o ator Michael Caine (não aquele famoso, um outro, que usa o mesmo nome).
Veja o que dizem do novo filme, que deve ser concluído no ano que vem, as personalidades:
* "De todos os filmes que eu nunca vi, "Heart of Love" é provavelmente o meu favorito. É absolutamente perfeito. Espero que nunca seja feito" - Terry Gilliam, cineasta, ex-Monty Python;
* "Eu vejo apenas uma coisa e uma coisa apenas: "Heart of Love" é o que eu disse" - Sugar Ray Leonard, boxeador;
* ""Heart of Love" é uma coisa curiosa/Faz um homem chorar/Faz o outro cantar"- Huey Lewis, músico.
Você já percebeu o que o pessoal da Haxan Films (www.haxan.com) está fazendo de novo, não? Criando o barulho via Internet de algo que ainda nem existe. Foi assim com "A Bruxa de Blair", que custou US$ 22 mil e estreou nos EUA em 36 salas e, só com o boca a boca (e-mail a e-mail seria mais adequado dizer), passou para 1.101 salas duas semanas depois e faturou US$ 140 milhões até agora.
(De quebra, relembrou Hollywood que era possível fazer filme barato com uma boa idéia.)
Está sendo assim com a continuação, "A Bruxa de Blair 2", que estréia depois de amanhã nos EUA e em janeiro no Brasil.
Pois bem: o site de "Heart of Love" é um dos mais engraçados no ar. Segundo os créditos, é conduzido por um certo Jim, O Estagiário. Só a sua seção de perguntas e respostas mais frequentes e o procedimento para cadastrar o e-mail valem a visita.
Mas tem muito mais. Como o leilão da mesa de pebolim que a equipe original da "Bruxa de Blair" -exatamente cinco pessoas- utilizou enquanto fazia o filme. O lance mínimo é de US$ 1.200. Eles só conseguiram US$ 40 até agora.

E-mail: sergiodavila@uol.com.br

MAIS TRÊS COISAS

1. Fato ou ficção?
Um dos candidatos a site mais legal do ano é relativamente novo e desconhecido (teve 1.500 visitas até agora). Chama-se Facts for Fiction (www.factsforfiction.com) e quebra todos os galhos para quem pretende escrever ou está escrevendo romance, conto, biografia, trabalho de escola, tese, o que for. Por exemplo: como se realizava uma operação de apêndice em 1959? Descreva uma paisagem típica do norte da China. Que fim levou o Ferrugem? Eles descobrem para você e mandam a resposta por e-mail o mais rápido possível. O lema é "Você escreve, a gente procura". Mas cobra. E caro: US$ 50 por hora de pesquisa.

2. Estranho o suficiente
Oddly Enough (dailynews.yahoo.com/h/od/?u) é a seção de notícias esquisitonas do Yahoo ("oddly enough" é estranho o suficiente, em inglês). Tem desde a revogação da proibição do uso da placa "vende-se" em carros de Los Angeles até o casamento da cadela Pepezinha, da emergente Vera Loyola, com o cachorro Winner (Brasil il il!).

3. O site da semana www.gaytalese.com
Por todos os motivos já mencionados nas páginas dessa mesma Ilustrada, o site do pai do "New Journalism" merece uma visita. Quando menos porque é dele o terceiro parágrafo do perfil mais bem-escrito até hoje, o de Frank Sinatra. "Sinatra resfriado é Picasso sem cor, Ferrari sem gasolina -só que pior."



Texto Anterior: Banda aplica fórmula e produz um amontoado de singles
Próximo Texto: Artes plásticas: Portugal se volta para o redescobrimento brasileiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.