São Paulo, Quinta-feira, 25 de Novembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO
Especial da Cultura celebra a obra do artista Alfredo Volpi

da Redação

O programa "30 Anos Incríveis" de hoje, que a TV Cultura exibe às 22h30, é dedicado à genialidade de um dos maiores artistas plásticos do país: Alfredo Volpi.
O especial reúne uma seleção de imagens do arquivo da TV Cultura, com depoimentos do artista gravados na década de 70, além de uma entrevista inédita que o apresentador Gastão Moreira fez com o crítico Olívio Tavares de Araújo, um dos maiores especialistas na obra do pintor, autor de "Pintura Brasileira no Século 20" (editora 4 Estações).
Nascido na cidade de Lucca, na Itália, Volpi viveu quase 90 anos no Brasil, morrendo aos 92 anos em maio de 1988. Famoso por suas bandeirinhas de festa junina, deixou mais de 4.000 obras. Modesto e alheio à badalação da cena artística, morou durante anos no bairro do Cambuci, em São Paulo. "Aqui pelo menos é sossegado. Pior é a periferia, cheia de miséria e injustiças", declarou certa vez.
Inaugurado em junho passado e com previsão de continuar, pelo menos, até dezembro, o "30 Anos Incríveis" reapresenta programas que marcaram a história da emissora nas últimas três décadas e já relembrou as obras de Clementina de Jesus, Procópio Ferreira, Cartola e Clarice Lispector, entre outros. Na próxima semana, a atração homenageia a pianista Magdalena Tagliaferro.


Texto Anterior: Relâmpagos - João Gilberto Noll: Zé na margem
Próximo Texto: Patrimônio histórico: Templo de candomblé é tombado na BA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.