São Paulo, sábado, 25 de novembro de 2000

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FILMES

TIAGO MATA MACHADO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Jornada Sangrenta
Record, 10h15
(Columm South). EUA, 1953. 84 min. Direção: Frederick de Corba. Com Audie Murphy, Joan Evans. Murphy vive tenente que tenta precaver os índios navajos da intolerância de um capitão, durante a Guerra Civil dos EUA. Moscou em Nova York Bandeirantes, 13h40 (Moscow on the Hudson). EUA, 1982. 112 min. Direção: Paul Mazursky. Com Robin Williams, Maria Conchita Alonso. Williams é o saxofonista russo que pede asilo político em Nova York durante turnê. Enquanto tenta se adaptar à nova vida, no Harlem, é perseguido por agentes da KGB. Mazursky não precisa de um grande roteiro para emplacar.

O Chimpanzé Mandachuva
SBT, 14h15
(Barefoot Executive). EUA, 1995. Direção: Susan Seidelman. Com: Jason London. Outrora mascote de uma rede de TV, chimpanzé é dispensado quando a empresa entra em crise. Mas o macaco mostra seu verdadeiro dom: prever programas que farão sucesso.

Matar ou Morrer, Parte 2: a Volta de Will Kane
Rede TV, 15h
(High Noon, Part 2: The Return of Will Kane). EUA, 1980. 95 min. Direção: Jerry Jameson. Com Lee Majors, David Carradine Nesta continuação televisiva do clássico de Fred Zinnemann, Majors faz as vezes de Gary Cooper no papel do xerife Kane. Aqui, ele retorna à sua cidade para destronar um xerife mau-caráter.

O Leão no Inverno
Bandeirantes, 15h30
(Lion in the Winter). Inglaterra, 1968. 129 min. Direção: Anthony Harvey. Com Peter O'Toole, Katherine Hepburn, Anthony Hopkins, Timothy Dalton. Hepburn é a rainha Eleanor de Aquitânia, que deixa seu castelo para visitar o marido, Henrique 2º, rei da Inglaterra, quando ele decide escolher seu herdeiro.

Amigas para Sempre
SBT, 16h
(Beaches). EUA, 1988. Direção: Gary Marshall. Com Bette Midler, Barbara Hershey, Mayim Bialik. A história da amizade de três décadas entre garotas, de classes sociais diferentes, que se conheceram em Atlantic City.

Batman - O Retorno
Globo, 16h
(Batman Returns). EUA, 1996. 126 min. Direção: Tim Burton. Com Michael Keaton, Danny DeVito, Michelle Pfeiffer. O design de produção e a composição algo fetichista dos personagens de Pfeiffer (a Mulher Gato) e DeVito (o Pinguim) dão um certo charme ao filme, que não passa de mais um simulacro forjado com pompa por Burton.

Golpe Baixo
Rede TV!, 17h
(The Longest Yard). EUA, 1974. 121 min. Direção: Robert Aldrich. Com Burt Reynolds, Eddie Albert. Em fim de carreira, Aldrich nos traz Reynolds, jogador de futebol americano, obrigado a jogar numa penitenciária.

Um Amor sem Limites
Bandeirantes, 20h
(Infinity). EUA, 1996. 117 min Direção: Matthew Broderick. Com Matthew Broderick, Patricia Arquette. Broderick interpreta aqui o Prêmio Nobel de Física (1965) Richard Feymann, que, em sua juventude, teve de interromper a história de amor de sua vida para trabalhar no projeto Manhattan.

O Próximo Alvo: O Combate do Extermínio
Record, 22h45
(Hit List). EUA, 1988. 84 min. Direção: William Lustig. Com Jean-Michael Vincent, Jere Burns, Leo Rossi Cara comum tem filho sequestrado por engano pelos capangas de chefão mafioso. Nada a fazer por ele.

O Especialista
Globo, 23h.
(The Specialist). EUA, 1994, 110 min. Direção: Luis Llosa. Com Sylvester Stallone, Sharon Stone, James Woods. Bela mulher contrata especialista em explosivos, para fins de vingança (contra mafiosos que mataram seus pais). Princípio promissor e filme emperrado.

Mãe É Mãe
Globo, 3h.
(Mother). EUA, 1996, 104 min. Direção: Albert Brooks. Com Albert Brooks, Debbie Reynolds, Lisa Kudrow. Debbie Reynolds é a agitada mãe que recebe o filho escritor (Brooks) em casa, depois que ele se divorcia pela segunda vez. Ele quer descobrir o que há de errado em sua vida com as mulheres.


DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES
O desespero de uma geração sem utopia
Inadequação juvenil era tudo o que Hal Hartley tinha. Os solilóquios de seus deslocados e desempregados personagens representaram, no princípio desta década, o desespero de uma geração que nascia sem perspectiva nem utopia.
"Confiança" (Cinemax, 11h), nesse sentido, é um belo exemplo: aos jovens nada mais resta, por aqui, do que confiar uns nos outros. Mas Hartley, que chegou mesmo a ser chamado de "Godard dos anos 90", perdeu-se em suas pretensões artísticas.
Outros cineastas precoces, como o "nerd" Todd Solondz ("Felicidade") e sobretudo o skatista Harmony Korinne ("Gummo"), vieram ocupar o seu lugar, provando que o buraco, pelo menos para essa geração, era bem mais embaixo. (TMM)



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