São Paulo, sábado, 25 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÕNICA BERGAMO

A MOCINHA DA HISTÓRIA
Ana Ottoni/Folha Imagem

Bonita e com bom coração, Regina Ermírio de Moraes, 28, é formada em comunicações e sempre usou seus talentos em benefício de causas voluntárias; há pouco tempo, levou 3.000 crianças carentes ao Playcenter e amanhã faz uma festa no Lounge, com a amiga Márcia Feres Costa, para o projeto Velho Amigo, que vai destinar renda para asilos

Opressão fatal

A quele chefe que já fez você chorar no banheiro pode ser mais prejudicial à sua saúde do que parece. Um estudo da médica do trabalho Margarida Barreto, da PUC, aponta que empregados humilhados sofrem mais de pressão alta, dores no peito, falta de ar, enjôos e graves doenças psicológicas.

Margarida atendeu 2.072 pacientes e 870 deles -494 mulheres e 376 homens- tinham histórias graves de humilhação no emprego. Desses, 80% sentiam fortes dores, 67% apresentavam distúrbios do sono, 45% sofreram aumento de pressão arterial, 40% perderam o desejo sexual e 30% começaram a beber. Mulheres são mais humilhadas do que os homens, mas eles pensam mais em suicídio (e tentam várias vezes).

A médica diz que não apenas os gritos e ofensas são graves: "O chefe que ironiza, faz piadas sobre o subordinado ou obriga seu funcionário a fazer um trabalho que não será utilizado está cometendo psicoterror, ou assédio moral".

OPRESSÃO 1
O psicoterror é chamado, nos EUA e na Europa, de "mobbing" e é o tema do momento em seminários internacionais. A médica afirma que 10% dos trabalhadores europeus sofrem de doenças mentais graves, provocadas por humilhação no emprego.

OPRESSÃO 2
A médica diz que os empregados continuam sofrendo ainda mais quando vão se tratar das doenças do psicoterror. "Muitos médicos subestimam os casos. Quando voltam ao trabalho, depois de uma licença, os empregados são discriminados pelos próprios colegas, que os consideram fracos", diz ela.

ATO FALHO
O boletim informativo do PT no Rio de Janeiro da quinta, 23, destacava a presença do prefeito eleito de Recife, João Pedro, num ato público que acontece às sextas no centro da cidade.

Só que o nome do prefeito é João Paulo.

DEUS É BAIANO 1
Terra de todos os santos -e de ACM-, Salvador, na Bahia, vai inaugurar em dezembro o terceiro maior aeroporto do Brasil. A reforma foi patrocinada pela Infraero, do governo federal. O aeroporto Luís Eduardo Magalhães pulará de um movimento de 2 milhões de passageiros/ano para 6 milhões de passageiros/ano.

É quase a metade do movimento de São Paulo, por onde passam 14 milhões de passageiros por ano.

DEUS É BAIANO 2
Calcula-se que, no verão, a cidade receberá 500 turistas por dia, que estarão de passagem para a Costa do Sauípe.

CÁTEDRA DO AR
O professor Marcos Coimbra, da FGV, aceitou convite da TAM para ser reitor de uma escola, criada pela empresa, de serviços de aviação.

BUON VIAGGIO
Uma exposição em Roma vai contar a história dos italianos que viajaram para desbravar e pintar o Brasil. Batizada de "Viajantes e Naturalistas", tem 48 peças, entre pinturas, aquarelas, desenhos e plantas cartográficas. Um dos artistas, Edoardo De Martino, quando deixou o Brasil, virou pintor da corte da rainha Vitória.

O melhor é o local: o Palazzo Santacroce, uma cocheira renascentista restaurada.

FRONT
A grife paulista Rosa Chá começa a exportar, quem diria, para o Líbano. Apesar de já vender biquínis na Arábia Saudita, a novidade surpreendeu.

FESTA
A Faculdade de Medicina da USP organiza uma festa dia 1º para a entrega do Prêmio "Melhor Semana de Recepção aos Calouros 2000". É porque este ano não houve trote. Em 1999, brincadeiras violentas causaram a morte do estudante Edison Tsung Chi Hsueh.

SANGUE AZUL
Madonna quer se casar com seu inglês Guy Ritchie na Abadia de Westminster, em Londres. A cantora acreditava que Charles e Diana haviam se unido lá. Na verdade, o enlace deles foi na Catedral de Saint Paul.

Madonna não pode entrar de noiva em Westminster: a abadia só pode ser utilizada para casamentos de rainhas -de verdade, não do showbiz.

E-mail: bergamo@folhasp.com.br
Colaboraram CRISTINA RAMALHO E°LUCIANA COSTA


Texto Anterior: Filmes e TV Paga
Próximo Texto: Televisão - Daniel Castro: Globo requenta especial de 96 de Renato Aragão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.