São Paulo, quinta-feira, 25 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Intervenção em Minas acontece sob palafitas

DA REPORTAGEM LOCAL

"Nômades/Amnésias Topográficas". Assim é batizado o inusitado projeto que junta o grupo teatral Armatrux aos arquitetos Carlos Teixeira e Louise Ganz, todos de Belo Horizonte.
A partir de hoje, quatro atores do Armatrux apresentam a peça dentro do espaço criado pelos arquitetos e batizado de "Amnésias Topográficas": as palafitas resultaram da construção de um edifício no bairro Buritis. Por ser um dos bairros mais montanhosos de BH, os prédios muitas vezes precisam ser construídos sobre palafitas de concerto, plenas em espaços vazios e ociosos.
Foi observando o que chama de "resíduos arquitetônicos" que Teixeira teve a idéia de aproveitar esses locais para manifestações culturais; neste caso, o teatro.
"Nômade" trata da solidão de quatro personagens e o encontro com o vazio deles mesmos. A intervenção integra o festival "Cena 3 x 4", do grupo Galpão e cia. Maldita.
A parceria Teixeira/Armatrux teve início em 2001, com "Invento para Leonardo", também sob palafitas de um edifício. A nova simbiose de arquitetura, teatro e urbanismo venceu em 2002 o concurso de arquitetura E-2: Defining the Urban Condition, na França. (VS)


NÔMADES/AMNÉSIAS TOPOGRÁFICAS. Direção: Cristiana Brandão. Com: Armatrux. Quando: de hoje a ter., às 20h. Onde: Palafitas (r. Tereza Motta Valadares, 193, BH, tel. 0/ xx/31/ 3481-5580). Quanto: R$ 8.


Texto Anterior: Artes cênicas: Circo tem festivais em BH e Recife
Próximo Texto: Gastronomia: Drinque moderno ascende sem tirar espaço do clássico
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.