|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Videoteca na rede
Do Porn Tube ao GodTube, vídeos ocupam os mais diferentes segmentos na web
Will Ferrel comanda site de humor, cujo destaque é vídeo em que filha de dois anos lhe cobra o aluguel; Trailer Mash muda contexto de filmes
BRUNA BITTENCOURT
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Foi-se o tempo em que o
YouTube reinava absoluto na
internet. Os sites de vídeos se
multiplicaram e não demoraram a se especializar. Hoje, você não precisa mais se perder
entre os milhões de links do
YouTube para achar um vídeo
sobre um assunto específico ou
ao menos relevante.
Quer assistir a trailers e filmes de Bollywood? Visite o
Bolly Vídeos. Prefere aprender
receitas sobre a culinária tailandesa? Acesse o Wine and
Food Tube. Com uma estrutura similar aos sites de relacionamento
-como reza a cartilha do YouTube-, sites de vídeos se especializaram nos mais variados
assuntos, da religião ao sexo, do
esporte a ciência.
Criado pelo ator Will Ferrell
e por Adam McKay, ex-roteirista do "Saturday Night Live", o
Funny or Die dedica-se exclusivamente a vídeos humorísticos. Seu rebento mais famoso,
"The Landlord", foi assistido a
mais de 48 milhões de vezes e
traz Ferrell sendo cobrado por
seu senhorio -uma criança de
dois anos, interpretada pela filha do ator, que grita, como um
adulto, pelo seu aluguel atrasado. "Na internet você pode fazer coisas que não faria em nenhum outro lugar, como nosso
senhorio de dois anos. Ele nunca funcionaria em um filme",
disse McKay à revista "Wired".
Diferentemente do YouTube, só ficam no Funny or Die os
mais bem votados pela audiência do site, classificados como
"imortais". Bill Murray e
Danny DeVito são alguns dos
atores que atuam nos vídeos,
entre outros protagonizados
por amadores.
A comédia vem ocupando
uma larga fatia dos sites de vídeos especializados. Produzido
pela TBS Networks, que detém
a CNN e o Cartoon Network,
o Super Deluxe tem uma programação focada em revelar
novos comediantes, com "qualidade de TV".
Nicho
"A segmentação é natural. Os
sites procuram uma maneira
de se destacar dos concorrentes", diz à Folha Hiro Kozaka,
do Videorama, que faz uma seleção bem-humorada dos vídeos que circulam pela web no
blog. "O mesmo aconteceu na
televisão: os canais a cabo supriram uma demanda de conteúdo específico que as emissoras da TV aberta não ofereciam. Quem imaginaria que um
canal como o Discovery ou o
Cartoon faria tanto sucesso?"
Tiago Dória, dono do blog
homônimo sobre novidades na
internet e consultor de projetos na web, completa: "Os segmentados começaram a fazer
sucesso porque atendem nichos pouco explorados por sites maiores. O Porn Tube,
por exemplo, agrega um conteúdo que o YouTube rejeita:
a pornografia".
Veterano entre os endereços
de vídeo especializados, o
PornTube é um dos sites mais
visitados do segmento, ao lado
do YouPorn.
Na outra ponta, o GodTube
reúne vídeos de sermões e ensinamentos da Bíblia sob o slogan "Broadcast Him" (transmita-O). "Sites como esse são
também uma forma de conquistar audiência e anunciantes mais focados", diz Dória.
"Milhares de vídeos são publicados no YouTube diariamente. Muitos sites têm o papel de
selecionar esse conteúdo massivo", completa Hiro.
Kubrick repaginado
O Trailer Mash dá ainda nova
roupagem a outros vídeos: reúne trailers que mudam o contexto original de filmes, como a
famosa versão de "O Iluminado" que transformou o suspense de Stanley Kubrick em uma
comédia à la "Sessão da Tarde",
além de mash ups (trechos de
dois filmes diferentes, como
"Goonies" e "Piratas do Caribe", que, novamente editados,
criam o trailer de um terceiro).
Mas nem tudo é entretenimento. Com vídeos instrutivos,
da neurologia à psiquiatria, o
Medical Video Repository é dirigido a estudantes de medicina
e médicos formados.
Outro exemplo é o 5 Minutes, com vídeos que ensinam ao
internauta as mais diferentes
empreitadas -até mesmo o
passo "moonwalking" de Michael Jackson. "Essa segmentação só comprova que o YouTube foi apenas o começo. Ele é
uma espécie de Napster dos sites de vídeos", diz Dória, em
uma comparação com o site
pioneiro de troca de arquivos.
Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta Próximo Texto: Brasileiros erram ao mirar o YouTube Índice
|