São Paulo, quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Instituição busca ir além da Roosevelt

DA REPORTAGEM LOCAL

Ivam Cabral, ator da cia. Os Satyros que responderá pela direção artística da SP Escola de Teatro, é enfático na distinção entre a instituição e o grupo do qual faz parte -e cuja sede funciona na praça Roosevelt (centro de São Paulo).
Mas o próprio secretário de Estado da Cultura, João Sayad, diz que a ideia sempre foi "fazer uma escola de teatro usando os profissionais da praça, para consolidar a ocupação daquele espaço pelas artes cênicas". Informalmente, o projeto foi chamado de Escola da Praça.
Nas atividades programadas para a inauguração da escola e na composição das bancas que avaliarão os candidatos a professor, é visível a preocupação em evitar os rótulos de gueto, ação entre amigos -ou seja, ampliar o alcance da escola para além dos palcos da Roosevelt.
Os atores Eduardo Okamoto, do grupo campineiro Lume, Jorge Loredo, criador do personagem Zé Bonitinho, e Jan Ferslev, do grupo dinamarquês Odin Teatret, estão entre os nomes que farão demonstrações de trabalho ou darão conferências até domingo.
Fernando Neves, diretor d'Os Fofos Encenam, Marco Antonio Rodrigues, do Folias d'Arte, e Clara Carvalho, atriz do Tapa, são alguns dos convidados para o processo seletivo de educadores, já em curso.
A instituição oferecerá oito cursos regulares (atuação, cenografia e figurino, direção, dramaturgia, humor, iluminação, sonoplastia e técnicas de palco), com duração de dois anos. Todos serão gratuitos. Cada turma terá 25 alunos. Haverá também cursos livres, de seis meses, nas mesmas habilitações, com até 50 alunos por turma.
A escola fica na avenida Rangel Pestana, nº 2.401, no Brás. As inscrições vão de amanhã a 4/12. Informações podem ser obtidas pelo telefone 0/xx/11/ 2292-7988. As aulas começam em 20 de fevereiro de 2010. (LN)


Texto Anterior: Escola de teatro custará R$ 8 mi/ano
Próximo Texto: João do Morro conquista o Nordeste
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.