São Paulo, segunda-feira, 25 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POLÊMICA

Evento tem shows de Caetano Veloso, Dudu Nobre e Cidade Negra na Cidade de Deus, onde mora o cantor

Rapper MV Bill lança clipe acossado pela polícia do RJ



ISRAEL DO VALE
EDITOR-ADJUNTO DA ILUSTRADA

A Cidade de Deus celebra o Natal hoje com Caetano Veloso, Dudu Nobre, Cidade Negra e uma enorme expectativa em torno da primeira exibição pública de "Soldado do Morro", novo videoclipe do anfitrião da noite, o rapper carioca MV Bill.
Acossado pela polícia, que abriu inquérito para investigar uma suposta apologia do crime organizado no videoclipe, Bill sobe ao palco com a convicção de que a liturgia de suas músicas está mais para a de um cronista social brasileiro que para a dos "gangstas" norte-americanos -devotos do rap-exaltação à bandidagem.
"Não faço apologia de crime nenhum", diz Bill. Para ele, a 15ª DP -que requisitou a cópia à gravadora Natasha, responsável pelo lançamento do CD, na quarta- "está se preocupando demais".
O inquérito aberto pela polícia carioca foi enviado à Justiça na segunda passada e gerou especulações sobre um possível impedimento da exibição. A Justiça não se pronunciou sobre o assunto até o fechamento desta edição.
"Até a polícia vai ser beneficiada", afirma Bill, referindo-se à explicitação do envolvimento de adolescentes com o tráfico de drogas feita pelo clipe, a partir de cenas colhidas em favelas de diversos Estados do país.
""Me espelhei nas coisas que acontecem ao meu redor", diz o rapper. "Fui a várias comunidades, viajando pelo Brasil, e me surpreendi por encontrar a mesma realidade do Rio: adolescentes com pistolas e fuzis. Trato do problema de forma nacional. Não é um problema só do Rio."

Fuzis de madeira
Dirigido por João Wainer, Lula Maluf, Roberto T. Oliveira e Celso Athayde, o clipe traz inúmeras cenas de crianças em favelas em situações comuns, do dia-a-dia do morro, e situações encenadas, nas quais se simula a "troca de guarda" dos soldados do tráfico, com fuzis de madeira, calculadamente falsos -em contraponto ao armamento pesado que aparece nas mãos de supostos integrantes do Comando Vermelho, flagrados atirando para o ar durante bateria de testes de novas armas.
Os últimos retoques na montagem do clipe foram dados no sábado -quando os diretores retiraram alguns frames para resguardar a identidade dos participantes. "Soldado do Morro" é o terceiro clipe feito com músicas do CD ""Traficando Informação", lançado em maio passado.
A região de Cidade de Deus (com população estimada em 200 mil pessoas), no bairro carioca de Jacarepaguá, foi escolhida para o lançamento do clipe por ser o local em que Bill cresceu. Os shows serão realizados na praça em frente ao clube Coroado, com estrutura modesta para o padrão dos artistas que se apresentam. A intenção principal é que seja, acima de tudo, uma grande festa de Natal -embalada pelo "Jingle Bill" de "Soldado do Morro".



Shows: Dudu Nobre, Caetano Veloso, MV Bill e Cidade Negra Quando: hoje, às 20h Onde: praça do Coroado (estrada do Gabinal, conjunto Gabinal Margarida, Jacarepaguá, Rio de Janeiro) Quanto: entrada franca


Colaborou a Sucursal do Rio


Texto Anterior: A mensagem
Próximo Texto: Pina Bausch à baina
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.