São Paulo, terça-feira, 25 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para editor, fenômeno não ocorre só no Brasil

DA REPORTAGEM LOCAL

O "milagre" da multiplicação de biografias de santos não é um fenômeno só brasileiro e extrapola as editoras religiosas. Essa é a opinião de Marcos Marcionilo, editor da Loyola, um dos dez maiores grupos editoriais do país.
Segundo o editor, a escolha dos santos a serem adorados passa pela "eficácia" que eles teriam para superar situações de crise. Leia a seguir trechos de entrevista com o editor, que publicará em 2002 biografia de santa Rita. (CEM)

Folha - A hagiografia, a biografia de santos, é um dos gêneros mais antigos da literatura cristã. Até que ponto ela permanece um ramo importante?
Marcos Marcionilo -
Há um retorno significativo às vidas de santos motivado pela crise de valores que vivemos e pela persistência na memória coletiva das figuras heróicas dos santos. O heroísmo deles motiva a resistência e a busca de saída em momentos de desestabilização. Editam-se, então, livros de tom popular e se difundem feitos dos santos cujas vidas foram mais dramáticas.

Folha - Como o mercado editorial brasileiro tem lidado com as biografias de santos? O sr. enxerga algum crescimento na oferta de livros desse tipo?
Marcionilo -
Sim. Há crescimento da procura e da oferta de biografias de santos. E não só no Brasil. Itália, França, México e Espanha são alguns dos países que também dão prova dessa tendência. No mercado brasileiro, as editoras católicas vêm publicando muitas vidas de santos e as editoras não-confessionais, diante da persistência do imaginário católico, também começam a publicar.

Folha - Em sua opinião, quais são os santos cujas vidas mais interessam os leitores?
Marcionilo -
Os santos mais procurados são os considerados mais "eficazes" para o enfrentamento da crise brasileira. Expedito, Rita de Cássia, Judas Tadeu e Edwiges têm causado grande mobilização de fé. Francisco de Assis tem a vida mais encantadora e é motivo de constantes novas biografias.


Texto Anterior: Em 2002, livro reunirá os "santos de casa"
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.