São Paulo, terça-feira, 25 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Índice

Polêmica é meta do autor

DA REDAÇÃO

Fernando Vallejo diz que "El Desbarrancadero" é seu rompimento definitivo com o mundo dos vivos. O livro, que trata do período em que acompanhou o irmão, Darío, com Aids, em sua agonia e morte, é uma crítica incisiva à instituição familiar.
Trata-se de um desabafo contínuo, cheio de insultos, reflexões e recordações amargas sobre seu próprio passado. Vallejo acusa a mãe, a quem chama de "la loca", por ter "irresponsavelmente tido nove filhos".
O estilo de Vallejo o acompanha desde o princípio de sua trajetória literária, composta por sete romances ("Los Días Azules", "El Fuego Secreto", "Los Caminos a Roma", "Años de Indulgencia", "Entre Fantasmas", "La Virgen de los Sicarios" e "El Desbarrancadero"), além de ensaios e biografias.
"La Virgen de los Sicarios", seu livro mais famoso, utiliza o arsenal da crítica social, mas volta-se contra o homem. Acusa os desgraçados de motivarem a própria desgraça e vê nos colombianos a raiz de toda a maldade que existe num país transtornado pela instabilidade política e pelas consequências sociais do narcotráfico.
Segundo Vallejo, seu libelo é "o monólogo de um morto-vivo no meio de fantasmas".
Com niilismo e humor negro, ele é o narrador da história de um velho gramático que volta a viver em Medellín e passa a ter um caso com o jovem sicário Alexis. Quando Alexis é alvejado pela violência das ruas da cidade e morre, o narrador apaixona-se pelo assassino.
Apesar de ter a Colômbia como o coração de sua literatura, Vallejo vive no México desde 1971. Escolheu o país para fazer cinema e dirigiu ali três filmes ("Crónica Roja", "En la Tormenta" e "Barrio de Campeones"). "Nenhum deles vale nada", diz.
Atualmente, Vallejo trabalha num novo romance, que deve chamar-se "La Rambla Paralela" e se passa em Barcelona. "Poderia situá-lo em outro lugar, mas assim como a vida é gratuita e pode acontecer na Colômbia ou no Brasil, também a morte é e pode chegar a Barcelona." (SC)

EL DESBARRANCADERO - De: Fernando Vallejo. Editora: Alfaguara. Quanto: US$ 18,95 (197 págs.) LA VIRGEN DE LOS SICARIOS - De: Fernando Vallejo. Editora: Alfaguara. Quanto: US$ 15,95 (144 págs.). Onde encontrar: www.amazon.com


Texto Anterior: Literatura: "Céline" colombiano prega fim de seu país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.