São Paulo, quarta-feira, 25 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

O Natal Mágico   
SBT, 14h15.

(One Magic Christmas). EUA, 1985, 89 min. Direção: Philip Borsos. Com Mary Steenburgen, Harry Dean Stanton. Mulher desiludida e já incapaz de partilhar as alegrias do Natal com os filhos recebe visita de seu anjo da guarda. Ele vai lhe mostrar que ainda há esperança neste mundo. Então, pau na máquina.

Herói por Engano  
Record, 15h30.

(Santa with Muscles). EUA, 1996, 97 min. Direção: John Murlowsky. Com Hulk Hoogan, Don Stark. Homem malvado sofre acidente, perde a memória e passa a achar que sua missão no mundo é defender as pessoas de um homem malvado -que vem a ser ele mesmo. Ou o que seria do cinema de Natal se não existisse perda de memória. Pé atrás.

O Príncipe do Egito  
Globo, 15h50.

(Prince of Egypt). EUA, 1998, 99 min. Direção: Brenda Chapman e Steve Hickner. A história de Moisés e da partida do povo judeu do Egito, em animação. É verdade que nos últimos anos a animação é onde mais se lançam questões graves no cinema americano. Mas aí a coisa já começa a virar exagero. Inédito.

Jesus de Nazaré  
Record, 20h.

(Jesus of Nazareth). Inglaterra/ Itália, 1976, 270 min. Direção: Franco Zeffirelli. Com Robert Powell, Anne Bancroft, Ernest Borgnine. Cristo segundo Zeffirelli, isto é, com cuidado e espírito de coroinha.

As Novas Aventuras de Riquinho  
Globo, 22h.

(Richie Rich's Christmas Wish). EUA, 1998, 84 min. Direção: John Murlowski. Com David Gallagher, Martin Mull, Lesley Ann Warren. Riquinho, menino riquíssimo, que tem tudo, é acusado de arruinar o Natal e entra em crise. O essencial aqui é "tem tudo": designa o que todos desejam, mas também a superação do desejo, sua ausência. O personagem anuncia isso. Seus filmes não cumprem. Inédito.

Intercine
Globo, 1h30.

Dois filmes natalinos candidatam-se à exibição nesta quarta-feira bem particular, "O Quarto Rei Mago" (Itália, 1997, de Stefano Reali, com Raoul Bova, Maria Grzia Cucinotta) e "Um Natal Atribulado" (1997, de Jane Goldenrig, com Mark Ruffalo, Jary Stuart Masterson).

Em Algum Lugar do Passado   
Globo, 3h20.

(Somewhere in Time). EUA, 1980, 103 min. Direção: Jeannot Szwarc. Com Christopher Reeve, Jane Seymour. Jovem dramaturgo descobre que em passado razoavelmente remoto amou intensamente uma atriz. Voltar no tempo será a questão. Uma espécie de terapia de vidas passadas, versão celulóide. (IA)

No Natal, conto de liberdade

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Se é verdade que Hollywood trabalha com a infantilização do público, é apenas uma questão de coerência que os filmes mais graves sejam, justamente, os infantis.
"A Fuga das Galinhas" é uma animação que o Telecine passa hoje no mesmo horário (21h30) e em duas versões (legendado, no Premium, dublado, no Happy). Trata de galinhas de granja, submissamente destinadas ao matadouro, até que uma delas comanda a revolta e fuga do campo de concentração galináceo.
Estamos às voltas com uma fábula que, à parte a habilidade da animação, envolve liberdade, dignidade, grandeza.
Pode-se ver o filme sem medo, mesmo depois de degustar o chester de Natal: não é de galinhas que o filme está falando, mas de homens.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Encarou um peru e soltou a franga!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.