São Paulo, sexta, 25 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA
Documentário conta história do grupo e de outras bandas brasileiras
Noite de Natal da HBO tem Paralamas do Sucesso

ALEXANDRE MARON
da Reportagem Local

O canal pago HBO mantém a tradição e apresenta hoje, às 21h, seu show de Natal, "Paralamas em Close Up - Uma Breve História do Rock Brasileiro", com o grupo Paralamas do Sucesso.
Ano passado, o canal exibiu "A Sede do Peixe", com Milton Nascimento, e nos anos anteriores foram mostrados "Un Caballero de Fina Estampa", com Caetano Veloso, e "Gilberto Gil - Especial 30 Anos".
"Paralamas em Close UP" foi produzido em película, ao custo de R$ 750 mil. O especial de 75 minutos de duração, uma co-produção da HBO com a Conspiração Filmes e Os Quatro Produções, tenta usar a banda como o fio condutor da história do rock no Brasil.
O resultado é um programa em que sobram momentos de emoção, mas que falha na reconstituição precisa dos fatos. Falta uma participação dos Titãs, por exemplo. Apenas Arnaldo Antunes (ex-membro do grupo) aparece no especial. A carreira do Paralamas do Sucesso no mercado latino também não é citada.
"Esse documentário tem algumas características de um show ao vivo. Nós fomos juntando as peças ao longo do último ano e meio e é claro que faltou alguma coisa, algumas pessoas não puderam participar por problemas de agenda", diz Claudio Torres, um dos diretores do especial.
O documentário passa uma sensação de bastidores. A câmera treme e sai de foco e alguns técnicos aparecem ao fundo. "Tentamos ficar livres de critérios técnicos para tornar as imagens mais verdadeiras", explica Torres.
O programa mescla imagens do show do grupo no festival de rock Close Up Planet, realizado em outubro de 1997 no parque Ibirapuera, com diversas entrevistas e uma viagem a Brasília, nos prédios onde Herbert Vianna e Bi Ribeiro viveram.
Lá, junto com os membros dos Raimundos e Dinho (da banda Capital Inicial), Vianna e Ribeiro, junto com João Barone (que não morou lá), tocam algumas músicas. "Naqueles primeiros anos, tudo o que nós queríamos era ter uma música tocada na extinta rádio Fluminense e gravar um disco. Nem pensávamos no que poderia vir depois", conta Barone.
Em seguida, jogam uma partida de futebol num campo de beira de estrada com garçons de uma churrascaria próxima.
A ação também se desenrola no Rio de Janeiro, onde o grupo sobe o Pão de Açúcar junto a Evandro Mesquita, da Blitz. O local abrigou na década de 80 a Noites Cariocas, uma casa de shows importante na fase inicial do rock brasileiro.
Há ainda encontros com Roger (do Ultraje a Rigor), Frejat (do Barão Vermelho) e Jorge Benjor, todos em um sobrado na Praça da Bandeira (zona norte do Rio).
Antunes aparece em sua casa, em São Paulo, e no sobrado no Rio e Rita Lee recebe o trio em seu apartamento paulistano.
Embora o programa seja do Paralamas, o grupo aparece tocando diversas músicas de outros artistas para descrever suas influências. Estão lá temas de Roberto e Erasmo Carlos, The Clash, Lulu Santos e Jorge Benjor, entre outros. "Todas essas músicas acabaram sendo a trilha sonora da vida de muitas pessoas", conclui Vianna.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.