São Paulo, Quarta-feira, 26 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO
Especial explora a fusão entre os sons do Brasil e dos EUA

da Reportagem Local

O canal Film & Arts (TVA/DirecTV) exibe hoje, às 22h, "Brazil - Blue Bossa", quarto episódio da série "Visões da Música", que aborda o que de mais importante foi feito na música popular das Américas neste século. "Brazil -Blue Bossa" trata do intercâmbio entre a música brasileira, destacando a bossa nova, e os ritmos norte-americanos.
Surgida no Brasil dos anos 50, a bossa nova bebeu na fonte do jazz dos EUA, mesclando o ritmo ao samba. O cool jazz de Miles Davis e Chet Baker esteve entre as principais fontes de inspiração da bossa brasileira.
Chet Baker foi, inclusive, uma das influências do canto intimista de João Gilberto. A cantora Astrud Gilberto, ex-mulher de João, é, a propósito, um dos destaques de "Brazil - Blue Bossa".
Astrud começou a se destacar no cenário musical dos EUA na década de 60, com sua participação no disco "Getz/Gilberto", parceria do saxofonista norte-americano Stan Getz com João Gilberto.
No álbum, Astrud Gilberto interpretava "Garota de Ipanema", em inglês, e "Corcovado". Assim como Astrud, outro brasileiro que atualmente é mais conhecido nos EUA do que no Brasil é o maestro Sergio Mendes, um dos entrevistados de "Brazil - Blue Bossa".
O violonista Baden Powell, autor de "Os Afro-Sambas", juntamente com Vinicius de Moraes, é mais um dos músicos brasileiros cuja obra é enfocada no especial.


Texto Anterior: Eclética, emissora já ganhou três prêmios da ONU
Próximo Texto: Cinema: Primeiro filme de Kubrick é exibido nos EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.