São Paulo, sábado, 26 de janeiro de 2002

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TV

Escolhidos passam por bateria de testes, desde entrevistas e sessão com psicóloga a questionário com quase 600 perguntas

"Big Brother" pede exame toxicológico

LINO BOCCHINI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Duas conversas preliminares, oito testes e entrevistas e uma bateria de exames médicos, entre eles o de HIV e um toxicológico. Cada finalista de "Big Brother Brasil" teve de passar por tudo isso antes de ser convocado para a atração, que estréia nesta terça.
O gargalo para entrar no programa começou com 500 mil inscritos, a maioria pela internet, e terminou com uma checagem minuciosa de detalhes da personalidade dos selecionados finais. Uma vez pré-aprovados pelos produtores locais, que faziam uma entrevista e um breve teste de câmera, os candidatos viajavam ao Rio, para a seleção final.
No Rio, oito etapas ajudaram a definir os 12 eleitos. Pela ordem: uma conversa com um psiquiatra, uma entrevista com uma banca com cerca de dez representantes da Globo, um questionário com quase 600 perguntas, uma sessão com uma psicóloga, um teste psicomotor, uma análise de desenhos produzidos pelo candidato, questões de raciocínio lógico e outra prova com desenhos.
Depois disso, cada finalista teve de passar por uma bateria de exames clínicos e laboratoriais. Cada um cedeu material para exames de fezes, de urina e de sangue, este último com o objetivo declarado, em contrato, de detectar uma possível infecção pelo vírus HIV.
Também foi colhida uma amostra de sangue para um exame toxicológico, que poderia detectar um eventual uso de drogas. Por fim, raios X do pulmão, teste ergométrico e, no caso das mulheres, exame ginecológico.
Vigiados por um produtor, os candidatos, apesar de estarem sempre em um grupo formado por finalistas de seu Estado, não podiam conversar entre si. "Isso evitou que alguém saísse em vantagem, aproximando-se de outro possível concorrente", justificaram representantes da emissora.
Durante as entrevistas, tanto os profissionais contratados pela Globo como os candidatos usaram o programa "Casa dos Artistas", do SBT, como exemplo para discutir detalhes da atração.



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