São Paulo, sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

crítica

DVDs traçam perfil musical do compositor

CARLOS CALADO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um compositor de tão alto quilate como Tom Jobim já mereceria, há muito, ter sua obra e biografia retratadas em não apenas um, mas diversos documentários e especiais de TV. Os três DVDs da caixa "Maestro Soberano", que estão chegando às lojas, formam um belo começo.
Dirigidos por Roberto de Oliveira, que também realizou a bem-sucedida série de programas com Chico Buarque, os DVDs de Jobim combinam depoimentos, gravações de shows, imagens históricas e trechos de especiais produzidos pelo próprio Oliveira para a TV Bandeirantes, nos anos 80. A abordagem é temática.
Intitulado "Chega de Saudade", o primeiro volume da caixa tem narração de Nelson Motta. Destaca as primeiras composições de Jobim e suas parcerias com Newton Mendonça e Vinícius de Moraes, lembrando que ele enfrentou dificuldades econômicas até compor com Vinícius o musical "Orfeu da Conceição", em 1956.
"Eu já tinha uns sambas gravados, mas o "Orfeu" é que me deu aquela projeção, que tirou a barriga da miséria", conta Jobim, em depoimento ao Museu da Imagem e do Som do Rio, em 1967.
O papel essencial do compositor na criação da bossa nova é ilustrado também com gravações extraídas de shows de Jobim e sua Banda Nova, em 1985 e 1990, que incluem os sucessos "Samba de Uma Nota Só" e "Só Danço Samba". Clássicos como "Chega de Saudade" e "A Felicidade", aparecem no polêmico show do Réveillon de 1996, em Copacabana, que reuniu Milton Nascimento, Chico Buarque, Paulinho da Viola, Caetano Veloso, Gal Costa e Gilberto Gil.
"Águas de Março", o segundo volume, aborda o interesse de Jobim pela ecologia. Como narrador, Chico Buarque lê textos do parceiro que mostram seu encantamento frente à fauna e à flora da mata atlântica. Esse é o pretexto para recordar canções como "Chovendo na Roseira" e "Correnteza".
Os melhores momentos desse DVD estão nos encontros de Jobim com três parceiros. Em show de 1985, ele recebe Chico Buarque para cantarem "Sabiá". Seu humor impagável é flagrado nos bastidores de um especial para TV, dividido com Edu Lobo, em 1981. Divertida também é a cena da gravação de "Águas de Março", com Elis Regina, segurando um cigarro aceso, em 1974.
"Ela É Carioca", o terceiro volume, enfoca a relação de Jobim com o Rio, onde nasceu. Inclui também perfil musical e pessoal do compositor traçado por Edu Lobo.


MAESTRO SOBERANO    
Lançamento: Biscoito Fino
Quanto: R$ 129, em média


Texto Anterior: Adnet toca um Jobim menos conhecido
Próximo Texto: Amigos celebram trajetória de Gudin
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.