São Paulo, terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/ "Gershwin: Porgy and Bess"

Harnoncourt faz leitura convincente de Gershwin

IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um dos papas da música antiga com instrumentos de época, o maestro berlinense Nikolaus Harnoncourt completou 80 anos em dezembro, e a comemoração não foi com repertório barroco, mas com o norte-americano Gershwin (1898-1937): luxuoso álbum triplo, com a ópera "Porgy and Bess".
A surpresa no mundo erudito foi grande. Harnoncourt, recentemente, até abordou o século 20, com um disco dedicado ao húngaro Béla Bartók (1881-1945). Mas não era de se esperar que chegasse a um repertório tão próximo da música popular: estreada em 1935, "Porgy and Bess", afinal de contas, tem itens que já foram gravados por grandes nomes do jazz e até do pop, como "Summertime".
O fato é que o maestro vê a partitura de Gershwin não como um musical com orquestração sinfônica, mas como uma das grandes óperas do século 20, e o sentido de teatralidade, a meticulosidade com os detalhes e uma qualidade de som absolutamente suntuosa são os grandes trunfos da gravação.
Utilizando tempos, no geral, mais relaxados que os de outros regentes, Harnoncourt mostra apurado senso de estilo no comando da Chamber Orchestra of Europe. Cem por cento negro, como pedia o compositor, o elenco destaca a intensa Maria de Roberta Alexander.
O maestro, que até restaurou um item inédito, faz pequenos cortes na partitura, única decisão realmente digna de pena. Porque a leitura de Harnoncourt é tão convicta e convincente que dá vontade de ouvir tudo que Gershwin previu para sua mais ambiciosa criação.


GERSHWIN: PORGY AND BESS

Artista: Nikolaus Harnoncourt
Gravadora: RCA Victor
Quanto: US$ 46,49 mais taxas, em
www.amazon.com (importado)
Avaliação: ótimo




Texto Anterior: Em 1981, Sinatra cantou para poucos em São Paulo
Próximo Texto: Hot Chip faz soul music com a ajuda de sintetizadores
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.