São Paulo, sábado, 26 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO

OS FANTASMAS SE DIVERTEM
Globo, 14h10.     (Beetlejuice). EUA, 1988, 92 min. Direção: Tim Burton. Com Alec Baldwin, Geena Davis, Winona Ryder, Michael Keaton. Casal de fantasmas usa de todos os expedientes para se livrar dos novos proprietários de sua casa de campo. Quem os ajuda na tarefa é outro fantasma (Keaton). Ótima pedida.

O PRAZER DE MATAR
Bandeirantes, 21h.    (Placer de Matar). Espanha, 1988, 93 min. Direção: Felix Rotaeta Otegui. Com Antonio Banderas, Matthieu Carrière. Dois homens são contratados para praticar um assassinato. Descobrirão que têm em comum a paixão por matar.

TEM FOLGA NA DIREÇÃO
Cultura, 22h30.    Brasil, 1976, 90 min. Direção: Victor Lima. Com Zé Trindade, Cyll Farney, Alcione Mazzeo. O argumento é elementar: garota bonita (Mazzeo), filha de um mecânico (Zé Trindade), passa o namorado para trás pelo dono da oficina (Farney) em que o pai trabalha. Entrementes, o pai, fanático por futebol, viverá outros problemas, referentes a seu envolvimento com a política clubística.

ESCORPIÃO NEGRO CONTRA TERREMOTO
Record, 23h.    (Black Scorpion: Ground Zero). EUA, 1996, 100 min. Direção: Jonathan Winfrey. Com Joan Severance, Ship Hubley. Sequência de "Black Scorpion", fantasia produzida imediatamente antes por Roger Corman. Aqui, a policial Darcy Walker (Severance) enfrenta um gângster que, aliado a uma cientista do mal, bolou uma máquina de produzir terremotos. O argumento tem seu encanto. De Corman sempre se espera isso: um lado original. Mas pode-se temer um outro lado, o picareta.

ESTADO DE CHOQUE
Bandeirantes, 23h.   (North's War). EUA, 1995, 95 min. Direção: Kurt Wimmer. Com Brian Bosworth, Bruce Payne. Policial que teve mulher e filha mortas em assalto descobre que agentes corruptos do FBI estão ligados com o massacre de sua família. Em vista disso, ele busca a vingança por conta própria, à moda de Charles Bronson.

O GRANDE ASSALTO
Globo, 23h20.    (The Real McCoy). EUA, 1993, 104 min. Direção: Russell Mulcahy. Com Kim Basinger, Val Kilmer, Terence Stamp. Bandidos sequestram o filho da hábil ladra Kim Basinger, a fim de forçá-la a voltar à ativa e assaltar um banco. Muito fraco. Kim segura as pontas. Quando o filme acabar, também já terá acabado o horário de verão. Daí o filme seguinte começar à 0h20.

HOMER E EDDIE
Globo, 0h20.    (Homer and Eddie). EUA, 1990, 100 min. Direção: Andrei Konchalovsky. Com James Belushi, Whoopi Goldberg. Depois de ser assaltando, quando viaja a fim de ver o pai, que está à morte, jovem retardado faz amizade com mulher de comportamento estranhíssimo.

IMPULSO IRRESISTÍVEL
Bandeirantes, 0h.   (Irresistible Impulse). EUA, 1995, 95 min. Direção: Jag Mundhra. Com Doug Jeffery, Lee Anne Beaman. Corretor afundado em dívidas tenta resolver seus muitos problemas envolvendo-se com uma viúva rica. Não é nada, mas pelo menos as gostosonas do filme são de fato gostosonas.

ATIRANDO PARA MATAR
SBT, 1h.     (Deadly Pursuit / Shoot to Kill). EUA, 1988, 106 min. Direção: Roger Spottiswoode. Com Sidney Poitier, Tom Berenger. Um tira (Poitier) e guia montanhês (Berenger) unem-se para capturar perigoso bandido. Filme de perseguição de nível, que marcou o retorno de Poitier, após dez anos longe do cinema.

FRENESI
Globo, 2h.      (Frenzy). Inglaterra, 1972. Direção: Alfred Hitchcock. Com Jon Finch, Alec McCowen. Um assassino enforca mulheres em Londres, aterrorizando a população. Um homem passa a ser perseguido como principal suspeito. Penúltimo Hitchcock, em que o mestre inglês dedica-se a duas paixões: o crime e a gastronomia. Apesar dos problemas que teve durante a realização (com a doença de sua mulher), o filme sobrevive alegremente e a mão do grande mestre se deixa ver.

TV PAGA
Dia tem Billy Wilder e Zé do Caixão

da Redação

Já se falou aqui das virtudes de "Cupido Não Tem Bandeira" (Telecine 5, 22h), de Billy Wilder. Ou de "Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver" (Canal Brasil, 1h), de José Mojica Marins.
São os principais filmes do dia, ao lado de "Godzilla" (HBO, 22h30), superespetáculo de Roland Emmerich, razoavelmente frustrado, mas visível, estrelado pelo monstro ressurgido das cinzas após as explosões atômicas no Japão.
Resta chamar a atenção para a importante modificação que o Telecine promove em vinheta com que marca seus filmes: perdeu a pouco sutil cor vermelha, passando a permitir uma melhor visibilidade dos filmes. Uma mudança e, sobretudo, um alívio. (IA)


Texto Anterior: Astrologia - Oscar Quiroga: Sonhos gloriosos excitam humanos
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Tem babado na Mangayra!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.