São Paulo, sábado, 26 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERCÂMBIO
Gaúchos se apresentam no Uruguai e Argentina em março; argentinos vêm a Porto Alegre em maio
Música e teatro do RS vão ao Mercosul

MARILENE FELINTO
da Equipe de Articulistas


Dois projetos culturais gaúchos fazem intercâmbio com países do Mercosul de 3 a 12 de março próximo. Os projetos são a mostra de teatro 4º "Porto Alegre em Montevidéu" (Uruguai) e o festival de música 5º "Porto Alegre em Buenos Aires" (Argentina).
Todo ano, os gaúchos, por iniciativa da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, têm feito esse intercâmbio com Uruguai e Argentina. Os músicos argentinos participam, no mês de maio, do "Buenos Aires em Porto Alegre", na capital gaúcha.
Já o teatro uruguaio, por sua vez, se exibe anualmente no festival "Porto Alegre em Cena", em setembro.
Nesta quarta edição da mostra de teatro serão apresentados espetáculos que se destacaram nos palcos de Porto Alegre no ano passado, todos eles vencedores do Troféu Açorianos, principal prêmio de dramaturgia do Rio Grande do Sul.

Descobrimento
Na abertura, em Montevidéu, no próximo dia 8, será apresentado o espetáculo "Descobrimento", dirigido por Luciano Alabarse. Trata-se de um show teatral, misto de canto com cenário, em que seis atores -entre eles Sandra Dani, Antonio Carlos Brunet e a uruguaia Bettina Mondino- cantam músicas que evocam a colonização portuguesa.
"Não chamo o espetáculo de musical porque ele não tem coreografia. É centrado no canto, com participação do Ballet Phôenix e com um tratamento cênico teatral. Só o cenário é realista", explica Luciano Alabarse.
"No mais, é uma viagem impressionista, por meio de canções que fazem a ponte entre a chegada dos portugueses e a colonização. Trata-se também do descobrimento dessa música portuguesa desconhecida da maioria dos brasileiros. É um duplo descobrimento", conclui o diretor.
Apreciador e pesquisador da música portuguesa, Alabarse escolheu o repertório no cancioneiro moderno português e também na música popular brasileira.
Do lado português, ele diz ter ido beber na fonte das "Amálias" (referência à consagrada Amália Rodrigues, cantora de fado que morreu no ano passado): Maria João, Dulce Pontes e Mísia, que musicou poemas de Drummond e Fernando Pessoa. Do lado brasileiro, Chico Buarque, Milton Nascimento, Luís Tatit, entre outros. O espetáculo será gravado em CD, com lançamento previsto para abril.
"Descobrimento" é o único espetáculo que estréia na mostra. Só se conhece da peça uma curta "avant-première" encenada no dia da entrega do Prêmio Açorianos, em dezembro. Esta é sua primeira exibição na íntegra.
Completam a programação do 4º "Porto Alegre em Montevidéu" os espetáculos "Gueto Bufo", de Daniela Carmona, "Traças da Paixão", de Alcides Nogueira, "A Vida Muda", de Néstor Monastério, e "Dorotéia", um clássico de Nelson Rodrigues, com direção de Kike Barbosa.

Tango tropical
A quinta edição do festival de música "Porto Alegre em Buenos Aires" é um encontro entre músicos gaúchos e argentinos de vários estilos. Tem de tango a rock, passando pela canção popular.
Do lado argentino, grandes nomes como Pedro Aznar e Mercedes Sosa. Do lado brasileiro, Renato Borghetti, Vitor Ramil e Lourdes Rodrigues estão entre os destaques dos pampas.
O festival vai acontecer em dois finais de semana -de 3 a 5 e de 10 a 12 de março- na capital argentina. Na abertura, apresentação do gaiteiro Borghetti acompanhado por Jorginho do Trumpete e Chango Spasiuk. No dia 4, Vitor Ramil divide o palco com Pedro Aznar e Mercedes Sosa.
Um dos espetáculos mais esperados será o "Porto Alegre Canta Tangos", que servirá para o lançamento da reedição do CD homônimo, agora com a participação de Rubens Santos e Totonho Villeroy. Eles se apresentam ao lado de Lourdes Rodrigues, Bebeto Alves e Vitor Ramil (dia 9, no Club del Vino).
"Os argentinos adoram ver os cantores brasileiros cantando tango", conta Ivan Mattos, organizador do evento. "É o que eles chamam de tango moderno. Os músicos gaúchos são muito entrosados com os músicos argentinos. Mas os brasileiros cantam também MPB. Lourdes Rodrigues, por exemplo, nossa principal intérprete de Lupicínio Rodrigues, canta Ary Barroso, entre outros."
No dia 5, os jovens integrantes do grupo Pátio de Tango cantam ao lado dos veteranos Lourdes Rodrigues e Rubens Santos. Dia 10, o músico Arthur de Faria e seu grupo dividem o palco com a cantora Muni e o músico uruguaio Léo Masliah. Dia 11 é a vez do rock da Bandaliera e do Nenhum de Nós encontrar a também banda de rock Avant Press.
No dia 12, o gaúcho Totonho Villeroy se apresenta com La Chicana, e Bebeto Alves recebe a musa da canção folclórica argentina Liliana Herrero, que vem com seu patrício Raúl Camota.

E-mailforadaqui@uol.com.br


Texto Anterior: Da Rua - Fernando Bonassi: Ocorrência de parto
Próximo Texto: Patrulha da fumaça: Hollywood dá suas últimas baforadas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.