São Paulo, terça-feira, 26 de fevereiro de 2002

Texto Anterior | Índice

LITERATURA

Vencedores serão anunciados na Bienal, em abril

Câmara Brasileira do Livro anuncia finalistas do Jabuti 2002

DA REPORTAGEM LOCAL

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou ontem os finalistas da edição 2002 do Prêmio Jabuti. Este ano, o mais importante prêmio literário brasileiro teve mais de 1.700 inscritos, para concorrer às suas 16 categorias, que incluem desde romance e poesia até didáticos e ilustração.
Entre os finalistas da 44ª edição do Jabuti, dez por categoria, estão nomes de destaque da literatura nacional, como Fernando Sabino e Rubem Fonseca, na categoria Conto, e Haroldo de Campos, no quesito Tradução.
Novos valores literários, como o vencedor do Prêmio APCA, da Associação Paulista dos Críticos de Arte, Luiz Ruffato, e o contista Marçal Aquino também foram contemplados (a lista completa dos indicados está na página da internet www.cbl.org.br).
Os três premiados por categoria serão anunciados durante a 17ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece entre 25 de abril e 5 de maio no Centro de Exposições Imigrantes. Na ocasião, também serão anunciados o primeiro colocado em cada categoria, que receberá R$ 1.000, e os dois grandes premiados de 2002: os autores do "Livro do Ano" de ficção e de não-ficção, que ganham R$ 15 mil.
Na relação dos finalistas do Jabuti 2002 estão diversos colunistas da Folha, como Marilene Felinto (com o livro "Jornalisticamente Incorreto", categoria Conto), Fernando Bonassi ("Declaração Universal do Moleque Invocado", categoria Infantil), Marcelo Gleiser ("O Fim da Terra e do Céu", categoria Ciências Exatas) e Boris Fausto ("História Concisa do Brasil", por Livros Didáticos).



Texto Anterior: "A Paixão de Lia" tateia poesia do desejo pelas mãos de heterônimos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.