São Paulo, quinta-feira, 26 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Brink
SBT, 14h45.
 
EUA, 98, 99 min. Direção: Greg Beeman. Com Erik von Detten, Sam Horrigan, Christina Vidal. Brink é um patinador que, a horas tantas, deve decidir se aceita proposta para se tornar profissional ou se continua no time dos amigos. Diversão familiar.

Bebês em Ação
Globo, 16h.
 
(Bratty Babies). Canadá, 2001, 91 min. Direção: Harvey Frost. Com Lisa Rinna, Harry Hamlin. Bebês falantes enfrentam e vencem assaltantes não muito famosos pela inteligência. Também o filme não é famoso pela originalidade. Feito para TV.

Queda Livre
SBT, 22h30.
  
(Terminal Velocity). EUA, 94, 100 min. Direção: Deran Sarafian. Com Charlie Sheen, Nastassia Kinski. Tido como responsável pela morte de uma aluna de pára-quedismo, Charlie Sheen tentará demostrar que não era culpado. Mas, para tanto, ele tem de se infiltrar no mundo da espionagem internacional (a garota era da KGB), com todos os perigos a que tem direito. Destaque para Nastassia Kinski e para as cenas de ação, muito elogiadas pelos comentaristas norte-americanos, em filme já exibido pelo canal com o nome de "Velocidade Terminal".

Intercine
Globo, 1h45.

Na quinta entra o vencedor da disputa entre "Atração Fatal" (87, de Adrian Lyne, com Michael Douglas, Glenn Close) e "Remo - Desarmado e Perigoso" (85, de Guy Hamilton, com Fred Ward, Joel Grey).

Os Vingadores
SBT, 2h.
 
(The Avengers). EUA, 98, 89 min. Direção: Jeremiah Chechik. Com Ralph Fiennes, Uma Thurman, Sean Connery. Os agentes secretos britânicos Fiennes e Thurman tentam evitar que Connery domine o planeta a partir de sua capacidade de controlar o clima da Terra. Bom elenco e um achado animador (Connery como vilão) em filme que não emplacou.

Michael Collins - O Preço da Liberdade
SBT, 3h30.
   
(Michael Collins). Irlanda, Inglaterra, EUA, 96, 133 min. Direção: Neil Jordan. Com Liam Neeson, Aidan Quinn, Julia Roberts, Stephen Rea. Drama biográfico centrado na figura de Collins, líder da rebelião iniciada em 1916, que resultou na independência da Irlanda (ou parte dela). Neil Jordan, ótimo diretor irlandês, paga seu tributo ao engajamento com um filme um tanto abaixo de seus melhores trabalhos, onde Neeson brilha no papel-título. Em todo caso, acima da média.

A Mais Louca de Todas as Aventuras de Beau Geste
Globo, 3h50.
 
(The Last Remake of Beau Geste). EUA, 77, 85 min. Direção: Marty Feldman. Com Marty Feldman, Ann-Margret, Michael York, Peter Ustinov. Paródia de "Beau Geste", o herói da Legião Estrangeira, por Feldman, comediante do grupo de Mel Brooks, aqui em vôo solo e consideravelmente frustrado. (IA)

Brancaleone e os anos 60

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

O Brancaleone de "O Incrível Exército de Brancaleone" (Telecine Happy, 22h) é uma espécie de Quixote medieval. É dotado de uma crença quase absoluta em certos valores (começando pelo valor, terminando pela fé), o que faz dele o personagem ideal de uma comédia italiana dos anos 1960.
Brancaleone se defronta com outro cavaleiro. Mas este último nada mais quer do que espoliar a própria família. Depois, trata de defender a virgindade de uma donzela, mas tudo o que a donzela quer é perder a virgindade. Etc...
A soma destes encontros, a trajetória deste cavaleiro com seu exército de estropiados, devemos a Mario Monicelli, seu diretor, a Vittorio Gassman, como Brancaleone etc. É mais uma dúvida que temos, também, com os notáveis anos 60.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Baiano não tem osso!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.