São Paulo, Sexta-feira, 26 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NOITE ILUSTRADA - ERIKA PALOMINO
É para elitizar, popularizar ou se jogar?


PARA usar uma gíria já clássica: IAIH? Essa U-turn abre ou não abre? A gente já está cansando de esperar o clube mais esperado da temporada... Na terça-feira em que prometeram abrir foi todo mundo lá de novo e neca. DJ, staff, público, funcionários voltaram todos com cara de tacho. E estava um tal de assina, não assina, essas coisas. Segundo a casa, eles já estão OK para abrir. Até ontem de manhã a previsão era de que abrisse ontem mesmo, mas quem sabe? Antes de sair de casa, ligue pra lá: (011) 820-0311. O bar Pix, no Pacaembu, também está pronto e espera alvará do Contru para abrir. Ana Baravelli, sua proprietária, está ansiosa: "Queremos trabalhar! Vamos gerar emprego, pagar imposto!", anima-se.

E agora é oficial. A BASE agora é gay! O promoter Cesar Semensato ganha sociedade junto com Angelo Leuzzi e assume o comando da casa, que promete não deixar ladrilho sobre ladrilho, transformando o lugar num verdadeiro shopping gay e absorvendo também a boate Diesel. Entre os planos, estão trazer DJs e astros de cinema pornô importados, com força nos go-go boys. Já no último sábado, oito deles desfilaram 100% avonts pela casa, na festa que não se chamava Enterro dos Ossos (que acontece então amanhã). A reabertura acontece depois, no dia 19 de março. O movimento na cena gay continua, já que a Disco Fever foi para a Mad Queen (com a mesma fila que acompanha Mauro Borges).

E a noite do super DJ francês Laurent Garnier, dia 12 de março, também será na BASE. E tem mais da França, com o DJ LBR, que toca sábado, na festa do canal musical MCM, transmitido pela Direct TV.

NOVIDADE na cena rave. Tem fim-de-semana de imersão em Mauá, com todo mundo ficando nas mesmas pousadas, comemorando dois anos do projeto Avonts. "Todo mundo se deslocando 300 km para uma festa!!! Isso é lindo!", comemora um raver, animado. É isso aí, quanto mais longe melhor.

E, na noite de quarta no Lov.e, anteontem, o ex-Deee-Lite Dimitri detonou, tocando uma mistura de tecno com house com electro, TUDO!!! E ele simpático, manso, conversando com o povo...

A revista "DJ World" entra na onda dos cariocas e promove movimento pela valorização da dance music, em rádios e casas noturnas, contra o axé e o pagode. Alguns DJs se reúnem amanhã num sítio em Ibiúna para discutir o assunto e fortalecer o cenário, preocupados com a nova geração e o futuro de seus empregos. "Até dance baba é melhor que axé e pagode, ao menos é feito por DJs", defende o editor da revista, Alexandre Monteiro. Do outro lado, a MTV abre espaço ao axé e ao pagode em sua nova programação, enquanto outro poderoso núcleo jovem, o programa "H", flerta há tempos com os gêneros. Será que não seria essa mesmo a cara da música mainstream no Brasil? Ou será que o underground eletrônico e uma dita vanguarda cultural vão diminuir até a extinção se alguma coisa não for feita? Tem lugar para todo mundo? Os DJs devem tocar o que quiserem ou ceder aos pedidos do público? E a BASE, que tinha virado pagode e agora é gay? Será que estamos falando de elitização, de nacionalismo ou de identidade? Será que tem lugar para todo mundo nesse caos cultural e econômico em que se transformou o Brasil?

JÁ chegou às bancas, com Shirley Mallmann na capa, o primeiro número da revista do "Mercado Mundo Mix", publicação independente que prova que dá para fazer. E para uma estréia está muito bom. Para o próximo número, em abril, eles já anunciam um perfil de Clements Ribeiro e um artigo de Reinaldo Lourenço, comentando as novas revistas hype do mercado internacional, entre outros mimos.

OI queri! É assim o cumprimento oficial das meigas em Florianópolis. E diz que o Carnaval lá foi babado, com todas numa praia onde rola naturalismo, sexo e tudo mais. Satrincha, eu digo! E à noite o povo se joga para o Roma, no centro, e todo mundo se diverte pencas. Tudo, bi.

E, no Rio, o superprodutor Fabio Demente gostou tanto de seu Carnaval na Fundição Progresso que anuncia repeteco na Páscoa. Diz que os australianos ficaram passados com o povo e que ele nem sabe mais se fica por Sydney como eram seus planos. Segundo ele, o diferencial da festa foram justamente os paulistas lindos que foram à festa. E onde é que esse povo está aqui em São Paulo, meu Deus? Enquanto isso, não param de chegar relatos boquiabertos do Carnaval carioca, que oficializou a cidade como paraíso gay, com o povo andando de mão dada na rua, e a praia pegando fogo. Será que o Rio é o Éden do Terceiro Milênio?

OS jet-setters do circuito gay internacional precisam saber que cancelaram a Morning Party, a famosa festa de Fire Island que reúne milhares de pessoas, já que ano passado morreram dois frequentadores, de overdose. E diz que o povo lá está se jogando no "crystal" e no K, combinação do mal, supernociva. Enquanto isso, o DJ Danny Tenaglia deu entrevista ao site Dancesite falando que sua música não é não "k house", conforme o "NME" rotulou. "Isso me ofende. Existem drogas em qualquer clube, mas esse não é o vibe em minha residência no Vinyl", ele garante.

VOCÊ viu? São do Mario Testino as fotos gongadas da campanha infantil de Calvin Klein.

NÃO teremos Semana BarraShopping de Estilo, que seria agora no final de março. O BarraShopping decidiu "concentrar os esforços" na realização da edição de verão, que já tem data marcada, de 15 a 19 de agosto.

MAS teremos Semana de Moda, de 23 a 25 de março. Com Cavalera, Jun Nakao, Ronaldo Fraga, Icarius, Carlota Joaquina, Marcelo Quadros, Slam, Eduardo Ferreira, Mareu (ex-Zapping), Caio Gobbi, Jotta Sybbalena, Mulher do Padre, Mario Queiroz e Lorenzo Merlino (que segue para Paris terça-feira para apresentar suas coleções masculina e feminina no show-room hype Girault-totem, ao lado de Véronique Branquinho e Raf Simmons).

AMANHÃ tem aniversário de dois anos da Techno Records na Lôca, a loja na Galeria Ouro Fino. Vão tocar Edinei e Marcio, mais Tom, Gu, Julião e Marky Mark como convidados.

E quarta-feira na Torre tem a noite Laboratório do Dr. Zero, onde o DJ Renato Lopes recebe Mau Mau, para tocarem faixas que não entram nos sets deles, o perfil do projeto. Sábado, dia 3, no bar, é a vez de PA de Edgar Scandurra.

E hoje o Lov.e recebe o DJ Edu Corelli tocando seus melhores discos de house francesa. E amanhã, no after-hours, Marcelona volta à porta, já que ficou de molho depois de virar o pé e colocar gessinho branco também. Eu não falei que era tendência??!!! Patinha! Domingo tem chill-out no EgoTrip (Fradique Coutinho, 39), com Humberto (das 10h às 12h), André Juliani (das 12h às 14h) e Renato Lopes (das 14h às 16h).

WALTER Rodrigues ensina um pouco do tanto que sabe num curso na ECA/USP. E justamente sobre o que sabe muito bem: japonismo e neojaponismo. Inscrições abertas até 5 de março, com aulas às segundas e quartas à noite (tel. 011 818-5019/4068). O curso terá uma pausa devido a uma viagem de Walter sabe para onde? Para o Japão. Então confirmou.

E é bem provável que Alexander McQueen desfile, sim, em Nova York na próxima temporada, mas talvez volte para Londres na temporada depois desta. Em Londres, ele e o nosso Alexandre, o Herchcovitch, ficaram bem mais amigos. Foram patinar no gelo juntos e tudo... Enquanto Alê não volta para contar tudo, fique com a entrevista dele na "Trip", em que ele anuncia seu próximo desfile, com os travestis do Carandiru.

ENQUANTO isso, por aqui, agora conheceremos o rosto da Tiazinha. Sai agora em março sua "Playboy", fotografada por Duran em Nova Orleans, com e sem máscara. A "Nova" de abril traz a fofa sem máscara também. Já na Hebe ela em si usou um vestido Ferré de alguns milhares de dólares. Viu?

E está no ar um comercial incrível da margarina Qualy's. É assim: uma mulher serve café para sua família, enquanto informa para filhos e marido onde estão roupas e objetos que eles procuram para sair. Eles vão para a escola e para o trabalho, e a gente fica esperando que ela agora vá cuidar de sua própria vida, sair, fazer um modelo, atender o amante, sei lá, qualquer coisa. Mas ela vai e informa para o cachorro onde é que está o brinquedinho dele. E o comercial acaba. Será que é só essa a vida da mulher em 1999?!!

E-mail: palomino@uol.com.br


Texto Anterior: Melhor disco do ano é de Lauryn Hill
Próximo Texto: Shows - Críticas: Arrigo "Crocodilo" volta mais que hábil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.