São Paulo, quarta, 26 de março de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO
Ator-acrobata estréia novo espetáculo, com coreografia de Sandro Borelli, no Centro Cultural São Paulo
Rodrigo Matheus aborda relacionamento

ANA FRANCISCA PONZIO
especial para a Folha

Depois de se lançar em 1993 com "Prometeu Acorrentado", Rodrigo Matheus está de volta com "Deadly", que estréia hoje no Centro Cultural São Paulo, no bairro do Paraíso, região central da cidade. Novamente, esse ator-acrobata faz do circo sua principal via de acesso ao teatro.
Desta vez, há também uma aproximação maior com a dança. Eliminando os textos que integravam "Prometeu Acorrentado", agora Rodrigo Matheus se vale somente do corpo para criar metáforas sobre a relação entre homem e mulher.
Junto com a neozelandeza Deborah Pope, que como ele é formada em artes circenses, Matheus explora o tema do espetáculo por meio de uma coreografia de Sandro Borelli.
"Procurei camuflar a técnica apurada de Deborah e Matheus para livrar o espetáculo do caráter demonstrativo do circo", comenta Borelli. "Com isso, eles se aproximam mais dos seres humanos comuns, embora na maior parte do tempo estejam se equilibrando em trapézios."
Para encenar as harmonias e desarmonias dos dois personagens, Matheus escolheu os significados dos sete pecados capitais como ponto de partida.
"São os estigmas que povoam a formação cultural do mundo ocidental, embora a noção de pecado esteja se transformando violentamente nas últimas décadas", diz Matheus, que estendeu sua idéia a Borelli, que tentou utilizá-la com sutileza.
"Por vezes os sentidos de pecados como gula e inveja se confundem, sem muita clareza", acrescenta Borelli.
Formado pelo Circo Escola Picadeiro de São Paulo, Rodrigo Matheus completou seus estudos na Inglaterra, na Fooltime Circus Arts.
Desde 1985, quando montou o espetáculo "Circo Mínimo", vem pesquisando as relações entre circo e teatro, dentro de um linguagem que, na Europa, é denominada "new circus".
Durante sua estada na Europa, Matheus trabalhou em companhias inglesas e francesas, até fundar com Deborah Pope o "No Ordinary Angels", grupo que se resume ao casal.
Juntos, Matheus e Deborah também vêm trabalhando como professores convidados de grupos importantes, como o Circus Oz, da Austrália.

Espetáculo: Deadly, com Rodrigo Matheus e Deborah Pope Onde: sala Jardel Filho do Centro Cultural São Paulo (r. Vergueiro, 1.000, Paraíso, região central de São Paulo, tel. 277-3611, ramais 269 e 270) Quando: de hoje a sábado, às 21h30, e domingo, às 20h30 Quanto: R$ 8

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã