São Paulo, quarta, 26 de março de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DANÇA
Bailarino israelense e companhia se apresentam na cidade
Zvi Gotheiner mostra quatro coreografias no Sesc Ipiranga

especial para a Folha

O israelense Zvi Gotheiner foi violinista em seu país até se mudar para Nova York, onde passou a se dedicar exclusivamente à dança.
Hoje, à frente de uma companhia sediada no bairro do Soho, Gotheiner se destaca não só como coreógrafo, mas também como professor de companhias renomadas, como a Alvin Ailey American Dance Theater.
Pela segunda vez no Brasil, a convite da coreógrafa paulista Cláudia de Souza e com apoio do Sesc, Gotheiner se apresenta somente hoje na capital, depois de realizar espetáculos e workshops pelo interior de São Paulo.
Nesta temporada relâmpago, que inclui um workshop amanhã, Zvi Gotheiner and Dancers vão ter que acomodar as quatro coreografias do programa no pequeno palco do Sesc Ipiranga.
Por essa razão, o espetáculo pode perder sua real dimensão. No entanto, a essência do trabalho de Gotheiner estará preservada por meio de seus ótimos bailarinos.
Principalmente nos solos de abertura, intitulados "Solos for Men to Scarlatti", será possível apreciar uma dança voltada para as qualidades individuais de cada bailarino, uma proposta que Gotheiner sabe explorar com sensibilidade.
"Não estou interessado em desenhar movimentos. Procuro valorizar os elementos humanos dos movimentos, gerando-os a partir da vida interior dos bailarinos."
Não à toa, a crítica norte-americana vem apontando a capacidade do coreógrafo em expressar dilemas humanos unicamente por meio dos movimentos, sem enveredar para uma dança expressionista ou teatral.
Ao mesmo tempo, Gotheiner valoriza o diálogo com a música, com a qual tem intimidade. Também elementos folclóricos integram sutilmente sua linguagem.
"Às vezes minhas coreografias captam o espírito das danças comunitárias de que eu participava na adolescência, em Israel", comenta Gotheiner, que no programa de hoje também apresentará "Oh, Moon of Alabama", ao som de Kurt Weill, e "Lash", com música especialmente criada por Scott Killian.
(AFP)
Espetáculo: Zvi Gotheiner and Dancers Onde: Sesc Ipiranga (r. Bom Pastor, 822, Ipiranga, região sul de São Paulo, tel. 273-1633) Quando: hoje, às 21h Workshop: amanhã, às 13h30 (informações no Sesc Ipiranga), gratuito

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1997 Empresa Folha da Manhã