São Paulo, sexta-feira, 26 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Renato Rocha Miranda/TV Globo
PALCO Como Cacilda Becker, Camila Morgado (de verde, com peruca) aconselha Raquel (Débora Falabella) a seguir a carreira de atriz; as cenas vão ao ar na semana que vem em "Um Só Coração"

Novelas da Globo vão malhar a ditadura

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

No ano do 40º aniversário do golpe de 64, as duas próximas novelas da Globo terão suas primeiras fases ambientadas na ditadura militar (1964-1985). Além de "Dinastia", próxima trama das 21h, "Romance", que substituirá "Da Cor do Pecado" às 19h, também passará pelos anos de chumbo.
A próxima novela das sete, segundo sua pré-sinopse, começa no início dos anos 70. Miguel é um jovem rapaz de uma cidade litorânea, filho do homem mais rico do local. Ele entra no movimento estudantil e se envolve em uma organização de esquerda clandestina. Acaba sendo preso e trocado por um embaixador seqüestrado por guerrilheiros.
Doente, o protagonista é exilado na Argélia, onde se apaixona por uma estudante de enfermagem, filha de um xeique. Eles têm uma filha. Ela morre, e ele herda os negócios do pai dela _o petróleo.
Trinta anos depois, Miguel volta à cidade onde cresceu para se vingar dos amigos e da mãe da ex-namorada que tomaram suas fazendas e lojas. A ex-namorada teve dois filhos. Miguel não sabe, mas é pai de um deles, Raí, com quem irá disputar um novo amor. A Petrobras negocia com a Globo patrocínio à novela, que terá locações em plataformas de petróleo.
Já "Dinastia" terá em seus dez primeiros capítulos a efervescência de dezembro de 1968, quando foi decretado o AI-5. Tanques nas ruas, manifestações e prisões arbitrárias irão compor a trama.

OUTRO CANAL

Sucesso
Só na segunda-feira, 65 mil assinantes do portal Globo.com assistiram ao vídeo com a íntegra do barraco do último final de semana, entre Marcela e Solange, em "Big Brother Brasil", cujos momentos mais fortes foram vetados na Globo. Para vídeos em internet, 65 mil é muita coisa. Foi o recorde de "BBB" na internet.

Plágio 1
Telespectadores que assistiram a "Intersection - Uma Escolha, uma Renúncia", de 1994, com Richard Gere e Sharon Stone, quarta na Rede 21, não têm dúvidas: as cenas de acidente de carro do primeiro capítulo de "Metamorphoses" foram extraídas do filme. A denúncia havia sido feita na terça pela rádio Jovem Pan (SP).

Plágio 2
A Casablanca, que produz "Metamorphoses" para a Record, não se manifestou até a conclusão desta coluna.

Suspiro
O "Show do Milhão", que voltou em março, vai sair do ar de novo em abril, quando acaba o patrocínio do Bradesco. Na cúpula do SBT, há quem defenda um longo descanso para o programa.

Perigo
João Kléber quer causar polêmica com o novo programa que irá apresentar na Rede TV! em abril. Vários quadros terão matriz em "reality shows". Um deles promete pagar cirurgias plásticas para pessoas carentes. O outro terá um tribunal que irá simular julgamentos populares de casos que estiverem na mídia.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Buemba! Trabalho no Brasil só de macumba!
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.