São Paulo, sexta-feira, 26 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POP
Cantor modificou vocais agudos
David Bowie alterou gravação de disco

DA REPORTAGEM LOCAL

As qualidades vocais do cantor britânico David Bowie têm sido elogiadas há décadas pela crítica, principalmente o som fantasmagórico que passou a dar ao seu tom grave a partir do final dos anos 70.
No último dia 10, no entanto, Bowie surpreendeu ao admitir que, na verdade, as coisas não são bem assim.
Em artigo escrito para seu site www.davidbowie.com, o artista admitiu ter modificado a rotação das fitas gravadas para o álbum "Diamond Dogs", de 1974, considerado uma de suas obras-primas. O objetivo foi conseguir um melhor efeito na voz.
"Eu realmente alterei a rotação nos trechos de vocais agudos", admitiu o popstar, que responde no artigo a uma pergunta de um fã.
Bowie afirma ter se inspirado em declarações de John Lennon dadas na época, em que este admitia que os Beatles modificaram a velocidade de gravações para atingir graves mais fortes. Ele acrescentou ter modificado sons de instrumentos desde então.
Mudar o tom de vozes é rotina hoje no cenário pop, mas ninguém imaginava que Bowie já fizesse isso nos anos 70.
Ainda assim, ele acredita não ter usado a tecnologia para atingir graves mais fortes em "Diamond Dogs". Declara estar em plena forma até hoje nesse ponto. "Não acho que modifiquei as fitas nos graves."
A falta de certeza se justifica porque em 74 Bowie havia embarcado numa longa viagem de cocaína, que terminou apenas em 77. Boa parte de sua memória daquele período foi para o espaço.
Enquanto assusta os fãs com essas revelações, Bowie anda afastado dos estúdio e aguarda o nascimento de seu primeiro filho com a modelo Iman. Mas encomendou ao cantor norte-americano Beck um remix de sua música "Seven", do último álbum, "hours...". O single sai dia 23 de junho nos Estados Unidos.
(LÁSZLÓ VARGA)


Texto Anterior: Show: Kid Abelha exibe sua "Coleção" em SP
Próximo Texto: Cinema/Estréia - Marcelo Rubens Paiva: "Agnes Browne" é bacaninha, tem humor e coração
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.